contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Filmes da Unila são destaques em festivais pelo país Peças foram produzidas por estudantes e professores da Universidade

Peças foram produzidas por estudantes e professores da Universidade


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

 
Estudantes e docentes do curso de Cinema e Audiovisual da Unila realizaram produções cinematográficas que têm marcado presença em festivais e mostras brasileiras, e atravessado fronteiras para outros países latino-americanos. Os filmes são fruto de realizações nas disciplinas práticas do curso, de participações em maratonas cinematográficas e, ainda, de produções independentes.

Entre as produções realizadas por discentes da Unila, está o filme "Espelho", da estudante Lilian Alcântara, que será exibido no 19º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, realizado pela Universidade Federal Fluminense, em dezembro. Outro curta, com o título "Me abraça", do estudante João Paulo Pugin, foi exibido no Tesape – Encuentro del Audiovisual, realizado em Assunção, no Paraguai. Já o filme "Chamas sem chamas”, de Manuel Corman, obteve segunda colocação no Festival de Curta Toledo 2015, evento que também contou com a mostra de produções realizadas por alunos do curso de Cinema e Audiovisual.

Outra produção discente que circulou em festivais foi o filme “Miúdo”, presente na mostra competitiva do 14° Festival NOIA – um dos festivais universitários mais importantes do Brasil, realizado em Fortaleza. O filme, realizado pelo estudante Maurício Ferreira, também esteve no 2° Festival Lumiar Interamericano, em Belo Horizonte, e, ainda, no 23° Mix Brasil – festival mais importante sobre gênero e diversidade da América Latina, realizado em São Paulo. O acadêmico teve outra produção, “Guarda Baixa”, exibida na mostra competitiva do 2° Festival de Três Passos (RS).

"A circulação e exibição dos filmes produzidos por estudantes do curso são uma das etapas mais importantes da formação, pois representa o encontro com o público e a possibilidade de circulação de nossas histórias, bem como a possibilidade de projeção e de inserção da Unila no circuito de festivais. O curso ainda é jovem, mas já possui uma produção expressiva, que se manifesta nas mostras e na participação dos discentes e professores", afirma a coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unila, Francieli Rebelatto.

A docente – como roteirista e diretora – também obteve êxito com o filme “Do amor: pequenas coisas”. O curta ficcional, que estreou no Festival Oberá en Cortos, na Argentina, ganhou o prêmio de melhor filme no 12º Festival Latino-Americano de Curta-Metragem Lapacho, em Resistência, também em território argentino. A produção marcou presença, ainda, no Tesape – Encuentro del Audiovisual e emCinecable de Encarnación, ambos no Paraguai

“Do amor: pequenas coisas” também esteve em Cuiabá, na 14ª Mostra Universitária Latino-Americana, festival no qual os alunos e professores integraram a mesa de debate "Ensino de audiovisual na fronteira", compartilhando informações sobre o curso de Cinema e Audiovisual da Unila. O filme foi gravado em Foz do Iguaçu, no bairro Remanso Grande, com uma equipe técnica e atores do Brasil, Argentina e Paraguai. Nessa produção, participaram 16 estudantes da primeira turma, que integraram um set de filmagem utilizado para contribuir com a formação dos discentes no curso. Além disso, houve a participação do professor de cinema Eduardo Dias Fonseca, como produtor de elenco.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz