Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Filmes da Unila são destaques em festivais pelo país Peças foram produzidas por estudantes e professores da Universidade

Peças foram produzidas por estudantes e professores da Universidade


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

 
Estudantes e docentes do curso de Cinema e Audiovisual da Unila realizaram produções cinematográficas que têm marcado presença em festivais e mostras brasileiras, e atravessado fronteiras para outros países latino-americanos. Os filmes são fruto de realizações nas disciplinas práticas do curso, de participações em maratonas cinematográficas e, ainda, de produções independentes.

Entre as produções realizadas por discentes da Unila, está o filme "Espelho", da estudante Lilian Alcântara, que será exibido no 19º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, realizado pela Universidade Federal Fluminense, em dezembro. Outro curta, com o título "Me abraça", do estudante João Paulo Pugin, foi exibido no Tesape – Encuentro del Audiovisual, realizado em Assunção, no Paraguai. Já o filme "Chamas sem chamas”, de Manuel Corman, obteve segunda colocação no Festival de Curta Toledo 2015, evento que também contou com a mostra de produções realizadas por alunos do curso de Cinema e Audiovisual.

Outra produção discente que circulou em festivais foi o filme “Miúdo”, presente na mostra competitiva do 14° Festival NOIA – um dos festivais universitários mais importantes do Brasil, realizado em Fortaleza. O filme, realizado pelo estudante Maurício Ferreira, também esteve no 2° Festival Lumiar Interamericano, em Belo Horizonte, e, ainda, no 23° Mix Brasil – festival mais importante sobre gênero e diversidade da América Latina, realizado em São Paulo. O acadêmico teve outra produção, “Guarda Baixa”, exibida na mostra competitiva do 2° Festival de Três Passos (RS).

"A circulação e exibição dos filmes produzidos por estudantes do curso são uma das etapas mais importantes da formação, pois representa o encontro com o público e a possibilidade de circulação de nossas histórias, bem como a possibilidade de projeção e de inserção da Unila no circuito de festivais. O curso ainda é jovem, mas já possui uma produção expressiva, que se manifesta nas mostras e na participação dos discentes e professores", afirma a coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unila, Francieli Rebelatto.

A docente – como roteirista e diretora – também obteve êxito com o filme “Do amor: pequenas coisas”. O curta ficcional, que estreou no Festival Oberá en Cortos, na Argentina, ganhou o prêmio de melhor filme no 12º Festival Latino-Americano de Curta-Metragem Lapacho, em Resistência, também em território argentino. A produção marcou presença, ainda, no Tesape – Encuentro del Audiovisual e emCinecable de Encarnación, ambos no Paraguai

“Do amor: pequenas coisas” também esteve em Cuiabá, na 14ª Mostra Universitária Latino-Americana, festival no qual os alunos e professores integraram a mesa de debate "Ensino de audiovisual na fronteira", compartilhando informações sobre o curso de Cinema e Audiovisual da Unila. O filme foi gravado em Foz do Iguaçu, no bairro Remanso Grande, com uma equipe técnica e atores do Brasil, Argentina e Paraguai. Nessa produção, participaram 16 estudantes da primeira turma, que integraram um set de filmagem utilizado para contribuir com a formação dos discentes no curso. Além disso, houve a participação do professor de cinema Eduardo Dias Fonseca, como produtor de elenco.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz