contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Final de ano; época de amigo secreto Prática cada vez mais comum a cada ano pode ser a grande ajuda em momentos de crise financeira e que impossibilita a compra de muitos presentes

Prática cada vez mais comum a cada ano pode ser a grande ajuda em momentos de crise financeira e que impossibilita a compra de muitos presentes


Por:

Publicado em:

A época de final de ano é sempre marcada por confraternizações. Sejam elas entre parentes, amigos e, cada vez mais comuns, entre os colegas de trabalho em uma empresa.

Questões financeiras muitas vezes impedem as pessoas de comprarem presentes a todos os familiares, amigos ou conhecidos. Uma forma prática e eficaz de evitar esse problema, sem ter o constrangimento de deixar alguém fora da lista, é a brincadeira “amigo secreto”. Neles, um determinado número de participantes realiza sorteios onde cada pessoa retira um nome de uma pessoa a quem deverá entregar um presente no valor estipulado pelo grupo previamente. Desta maneira, não há como alguém ficar sem ser lembrado. Nem sempre a pessoa que você presenteou será a mesma que te dará uma lembrança.

Essa prática tem se tornado cada vez mais constante em grandes empresas, com muitos funcionários e, necessariamente difícil de comprar algo no Natal a todos. Algumas lojas adotam essa prática há algum tempo. “Fazemos o amigo secreto em nossa loja há pelo menos uns dez anos; todos participam”, revela André Luis Pizzetti, formado em Administração e que trabalha com seu pai em uma loja de móveis em Santa Terezinha do Itaipu, município vizinho a Foz do Iguaçu. “Nosso principal objetivo é reunir os funcionários no dia da revelação dos presentes e fazer uma confraternização entre eles; algo bem descontraído mesmo”, completa André.

Outras brincadeiras – Além do tradicional “Amigo Secreto” existem outros tipos de brincadeiras que podem ser utilizadas na confraternização entre amigos, parentes ou colegas de trabalho. Conhecido como “Amigo Sacanagem” ou “Inimigo Secreto” em outros lugares, é totalmente contrário do tradicional “Amigo Secreto”.

Nessa fórmula, a pessoa ganha um presente, no entanto, ela pode trocar por um presente que outra pessoa já ganhou (apenas das pessoas já presenteadas) e que ela considere melhor que o seu. Nesse caso, o “felizardo” seria a última pessoa a ser revelada, pois ela terá visto o presente de todas as outras.

Existe também algo parecido com isso, mas ao invés de trocar os presentes, os participantes dão objetos completamente estranhos e fora do comum, justamente pelo diferencial da brincadeira, fugindo completamente dos padrões normais.

Brincadeira em Foz do Iguaçu – Em Foz do Iguaçu, um grupo de pessoas, voltadas para o meio digital e que participam ativamente do miniblog Twitter organizaram um Amigo Secreto, tudo pela internet. O publicitário André Sinkos, que trabalha na empresa Trafor Comunicação, participa de dois amigos secretos pelo Twitter, um com pessoas de Foz do Iguaçu e outro geral, com participantes do Brasil. “Apesar de não ter o convívio real com essas pessoas, como elas compartilham grande parte da sua vida no ambiente online é muito mais fácil você descobrir o que a pessoa gosta, para acertar no presente”, explica o publicitário.

 
Site Amigo Secreto é referência no país na versão online da brincadeira

Sinkos defende ainda que “as pessoas compartilham muito além de informações, compartilham problemas, vitórias, pensamentos e acabamos nos familiarizando e interagindo com elas. De uma tela fria podem surgir palavras que nos animam, motivam, nos fazem rir, então por que não fazer uma brincadeira para, de certa forma, agradecer esses momentos com os amigos”. E não é preciso conhecer pessoalmente o amigo secreto para participar da brincadeira. A ideia é justamente essa, haver a confraternização, com quem estão sempre conversando, através do computador.

Funcionários das empresas ClickFoz, Trafor Comunicação e alguns leitores que sempre interagem com esse pessoal via Twitter, participaram do sorteio, através do cadastro feito no site www.amigossecretos.com.br. O site é referência no Brasil para esse tipo de brincadeira on-line. Nele, são criados grupos, como se fossem as comunidades do site de relacionamentos Orkut. Podem ser criados diversos grupos e a pessoa pode participar de quantos “amigos secretos” desejar.

Depois de realizado o sorteio, é possível fazer uma lista de presentes – visível a todos os participantes do grupo – e também pode haver troca de mensagens entre os membros. Os recados podem ser escritos publicamente ou anonimamente. Mais do que troca de presentes, a “brincadeira”, seja ela on-line ou da forma tradicional, busca ressaltar a amizade e serve, principalmente, para continuar com o diálogo entre os participantes.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz