Previous slide
Next slide

Fluxo turístico no Paraná é em torno de 12 milhões de visitantes ao ano

Previous slide
Next slide

O secretário do Estado de Turismo, Celso de Souza Caron, apresentou na terça-feira (21) na reunião da Escola de Governo algumas ações da Secretaria de Estado de Turismo para consolidar o turismo como segmento de geração de emprego, renda e qualidade de vida no Estado.

De acordo com pesquisas feitas pela Setu, com metodologia orientada pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Ministério do Turismo, o fluxo turístico no Paraná gira em torno de 12 milhões de visitantes ao ano. Os turistas se dividem em 55,5% de paranaenses, 37,2% de outros Estados e 7,3% de outros Países, o que gera uma receita de aproximadamente US$ 2,6 bilhões.

Caron destacou que, apesar da crise econômica, o turismo tem oportunidade de crescimento dentro de um novo modelo econômico “O modelo econômico privilegia o lazer, a qualidade de vida, a proteção ao meio ambiente, o enriquecimento pessoal através da cultura, e é dentro desses novos parâmetros que o turismo mundial vem ganhando uma importância extraordinária”, afirmou.

O secretário falou ainda que o Paraná é o único Estado que possui uma política de turismo definida por lei, que tem por objetivo o desenvolvimento de forma eficaz dentro dos padrões de sustentabilidade, qualidade e competitividade. Essa política foi legalizada pelo governador Roberto Requião em 2008 através da Lei 15963.

Caron destacou que por meio do trabalho de forma integrada e regionalizada, a segmentação das regiões é uma das bases para o desenvolvimento do setor no Estado. O programa de regionalização do turismo avança nas dez regiões turísticas todas com instâncias de governança regional. “Através de convênios com o Governo do Estado essas regiões são fortalecidas com a criação de sites, folders, e outros materiais”.

Com recursos obtidos junto ao Ministério do Turismo e com a parceria do Sebrae-PR foi criada uma nova linha de material promocional para o Estado, premiada pelo Ministério do Turismo durante o Salão do Turismo, que aconteceu em São Paulo. Caron também apresentou na reunião da Escola de Governo a mídia para a capacitação do turismo rural desenvolvida pelo Eco Paraná e Fundação Terra – com recursos do programa de turismo rural na agricultura familiar (TRAF) para o desenvolvimento do segmento.

 

Previous slide
Next slide