contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Fórum em Foz do Iguaçu irá discutir 50 anos do Golpe Militar De 26 de março a 1º de abril, tema será abordado na Unila Centro

De 26 de março a 1º de abril, tema será abordado na Unila Centro


Por: Leca

Publicado em:

Nos próximos dias 26, 27 e 1º de abril, será realizado na UNILA Centro um evento que pretende discutir e chamar a atenção para os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. "1964-2014: 50 anos do Golpe Militar – Não esqueceremos! No olvidaremos!" terá mesas-redondas, conferências e exibição de películas que destacam o período de governo militar no Brasil (e em Foz do Iguaçu) a partir de 1964 e a presença de regimes militares em outros países da América Latina nesse mesmo período. O evento é promovido pelo Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História (ILAACH) e Reitoria, e conta com o apoio do Centro de Direitos Humanos (CDH) de Foz do Iguaçu. Evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Haverá certificação para 8h.


"A proposta é discutirmos o período militar a partir do golpe de 1964 e seus impactos e consequências na região, Brasil e América Latina", coloca a professora Barbara Arisi, diretora do ILAACH. Para ela, "o debate é importante por conta da necessidade de lembrarmos desse período traumático, para nunca o repetirmos e nunca o esquecermos".

A programação terá início na quarta-feira (26), às 14h, com os professores Paulo Renato, do curso de História da UNILA, e German Sterling, da Unioeste. Eles irão proferir falas com os seguintes temas, respectivamente: "Confraternidade argentino-paraguaia: uma revisão das relações entre Paraguai, Brasil e Argentina durante o Stronismo" e "Autoritarismos e tríplice fronteira: algumas eventualidades históricas". A atividade será na sala 13 da UNILA Centro.

No dia seguinte, 27, destaque para a mesa-redonda "Vidas em resistência", que será às 16h, e contará com a professora sênior Janice Theodoro (UNILA) e com Aluizio Palmar (CDH), que é jornalista e ativista político. Ambos relatarão suas experiências durante o período militar, quando estiveram presos. A mediação da mesa ficará a cargo da professora Barbara Arisi. Na sequência, às 18h, será a vez da conferência "Brasil y los Anos Condor", com o professor John Dinges, da Columbia University. A atividade contará com a mediação do vice-reitor, professor Nielsen de Paula Pires. John Dinges acompanhou, como repórter, os governos militares latino-americanos desse período, em especial o chileno. Estas atividades serão no hall da UNILA Centro.

O evento segue no dia 1º de abril, com a conferência online "Violações contra os povos indígenas no Oeste do Paraná", que será com o indigenista Diogo de Oliveira. Ele pretende trazer à tona como as populações indígenas foram tratadas durante o período militar. A mediação será feita pelo acadêmico de Antropologia, Renan Pinna. A atividade será na sala 13.

A programação completa e atualizada do evento pode ser conferida aqui.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz