contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Fórum em Foz do Iguaçu irá discutir 50 anos do Golpe Militar De 26 de março a 1º de abril, tema será abordado na Unila Centro

De 26 de março a 1º de abril, tema será abordado na Unila Centro


Por: Leca

Publicado em:

Nos próximos dias 26, 27 e 1º de abril, será realizado na UNILA Centro um evento que pretende discutir e chamar a atenção para os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. "1964-2014: 50 anos do Golpe Militar – Não esqueceremos! No olvidaremos!" terá mesas-redondas, conferências e exibição de películas que destacam o período de governo militar no Brasil (e em Foz do Iguaçu) a partir de 1964 e a presença de regimes militares em outros países da América Latina nesse mesmo período. O evento é promovido pelo Instituto Latino-Americano de Artes, Cultura e História (ILAACH) e Reitoria, e conta com o apoio do Centro de Direitos Humanos (CDH) de Foz do Iguaçu. Evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Haverá certificação para 8h.


"A proposta é discutirmos o período militar a partir do golpe de 1964 e seus impactos e consequências na região, Brasil e América Latina", coloca a professora Barbara Arisi, diretora do ILAACH. Para ela, "o debate é importante por conta da necessidade de lembrarmos desse período traumático, para nunca o repetirmos e nunca o esquecermos".

A programação terá início na quarta-feira (26), às 14h, com os professores Paulo Renato, do curso de História da UNILA, e German Sterling, da Unioeste. Eles irão proferir falas com os seguintes temas, respectivamente: "Confraternidade argentino-paraguaia: uma revisão das relações entre Paraguai, Brasil e Argentina durante o Stronismo" e "Autoritarismos e tríplice fronteira: algumas eventualidades históricas". A atividade será na sala 13 da UNILA Centro.

No dia seguinte, 27, destaque para a mesa-redonda "Vidas em resistência", que será às 16h, e contará com a professora sênior Janice Theodoro (UNILA) e com Aluizio Palmar (CDH), que é jornalista e ativista político. Ambos relatarão suas experiências durante o período militar, quando estiveram presos. A mediação da mesa ficará a cargo da professora Barbara Arisi. Na sequência, às 18h, será a vez da conferência "Brasil y los Anos Condor", com o professor John Dinges, da Columbia University. A atividade contará com a mediação do vice-reitor, professor Nielsen de Paula Pires. John Dinges acompanhou, como repórter, os governos militares latino-americanos desse período, em especial o chileno. Estas atividades serão no hall da UNILA Centro.

O evento segue no dia 1º de abril, com a conferência online "Violações contra os povos indígenas no Oeste do Paraná", que será com o indigenista Diogo de Oliveira. Ele pretende trazer à tona como as populações indígenas foram tratadas durante o período militar. A mediação será feita pelo acadêmico de Antropologia, Renan Pinna. A atividade será na sala 13.

A programação completa e atualizada do evento pode ser conferida aqui.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Curso de Porcelanato Liquido

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz