contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Fórum Internacional de Turismo reúne mais de mil estudantes em Foz do Iguaçu


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Estudantes e professores de 18 estados brasileiros participaram na noite desta quinta-feira (16), da abertura oficial da décima edição do Fórum Internacional do Turismo do Iguassu. O evento complementar ao Festival de Turismo das Cataratas é consolidado como um dos maiores eventos técnico-científicos de turismo do Brasil.

Durante a solenidade, a mesa de honra foi formada por integrantes das 12 instituições de ensino apoiadoras do evento, que neste ano teve mais de mil inscrições. Em seu discurso, o coordenador geral do Fórum e professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Francisco Antonio dos Anjos, destacou que o Fórum é resultado de um esforço conjunto realizado ao longo dos últimos dez anos e representa uma rede de professores, alunos e a comunidade do turismo em geral. "Estamos cada vez mais integrados e é dessa forma que poderemos criar uma área forte de turismo no Brasil", ressaltou.

A conferência de abertura foi ministrada pela especialista sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo e autora de quase 90 publicações acadêmicas. Ela abordou a relação entre o turismo e os megaeventos, contando detalhes sobre os bastidores de quando o seu país sediou a Copa do Mundo de 2010.

A especialista traçou um panorama sobre como esses megaeventos – como também é caso dos Jogos Olímpicos – podem ser influenciar positivamente ou negativamente um país. Em relação aos benefícios, ela destacou a injeção econômica, a geração de empregos e o desenvolvimento do turismo. Por outro lado, falou dos possíveis impactos ambientais e a má utilização de dinheiro público. "Sem transparência e prestação de contas não sabemos para onde está indo o nosso dinheiro. A pessoa não tem água potável ou um lugar para morar, e de repente vê o seu país construindo estádios de R$ 2 bilhões", complementou.

Nesta sexta-feira (17), serão realizadas as apresentações dos 199 trabalhos aprovados, divididos em 12 eixos estruturantes. Nos últimos anos, o fórum vem possibilitando uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil.

Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais registrados. Nesta sexta-feira (17), às 19h, durante a solenidade de encerramento do Fórum serão divulgados os melhores trabalhos submetidos.

Potencial feminino no turismo

Na tarde desta quinta-feira (16), foi realizado o 1º Encontro Internacional da Associação das Mulheres de Turismo de Foz do Iguaçu (AMUTUR). O evento teve como objetivo mostrar os principais desafios da mulher, tanto na área do turismo, como em outros setores da sociedade em geral.

Uma das participantes foi a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, que apresentou o projeto ‘Posadas Turísticas del Paraguay’, uma ação efetiva de turismo comunitário que visa aproveitar a hospitalidade do povo paraguaio e transformá-la em negócio.
A ação atualmente contempla 110 estabelecimentos espalhados por 28 destinos turísticos, mas tem como meta chegar a 200 locais ainda este ano, disponibilizando mais de dois mil leitos aos turistas. "Precisamos chegar ao coração do paraguaio para convertê-lo em empresários do turismo", explicou. "O melhor país é onde nascemos".

Também participaram do encontro a diretora executiva e financeira da Itaipu Binacional, Margaret Groff; Angélica Muñoz, presidente executiva e fundadora da Rede Latino-Americana de Congressistas da Colômbia; e a ministra da Mulher da República do Paraguai, Ana Maria Baiardi Quesnel.

Termalismo
O 1º Salão de Turismo Termal & SPA é uma das principais novidades desta edição do Festival. Além do espaço de quase mil metros quadrados com estandes de destinos termais e fabricantes de equipamentos do setor, o salão promove o "Diálogos do Termalismo", um ciclo de palestras com especialistas de diferentes linhas do setor.

As atividades iniciaram na tarde desta quinta-feira (16), com a presença do Dr. Néstor Hugo Ficosecco, vice-presidente da Associação Latino-Americana de Termalismo (ALATh). Ficosecco falou sobre o Turismo de Saúde, segmento que apesar de ser pouco explorado no Brasil, é uma forte tendência para o País, sobretudo a região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. "Foz do Iguaçu tema as belas Cataratas do Iguaçu, mas também tem as águas termais que podem trazer enormes benefícios à saúde das pessoas", destacou o vice-presidente.

O vice-presidente também destacou que as águas termais podem ser elementos complementares importantes para o tratamento de diversos tipos de dores e doenças vasculares, e que cada vez mais "grandes destinos turísticos tem somado o turismo de saúde às suas opções de atrativos históricos, arquitetônicos e naturais".

Foz do Iguaçu é uma das concorrentes a sediar a edição de 2018 da Feira Internacional de Turismo Termal – Termatalia.

O Festival de Turismo das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz