Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu adota novas medidas de prevenção à gripe suína

Previous slide
Next slide

Agência Municipal de Notícias
O prefeito Paulo Mac Donald anunciou novas medidas de prevenção à gripe suína

O prefeito Paulo Mac Donald anunciou, terça-feira (21), novas medidas de prevenção à gripe A H1N1, após uma reunião no gabinete do prefeito com membros da Divisão de Epidemiologia, Comissão de Infectologia, Comitê de Prevenção, diretores dos departamentos de Atenção Básica e de Especialidades e os secretários Luis Fernando Zarpelon (saúde) e Chico Brasileiro (administração).

Conforme informou o prefeito, “não há motivos para alarde, mas a prevenção precisa ser reforçada para evitar o avanço da doença e caso a cidade seja atingida os danos sejam os menores possíveis”. Segundo ele, a situação exige medidas preventivas diante da eminência do avanço da nova gripe em todo o país. Até a noite desta terça-feira eram dois casos confirmados em Foz do Iguaçu, oito suspeitos (em internação e isolamentos) e 67 situações monitoradas porque tiveram contato com os casos suspeitos.

Medidas anunciadas:
Centralização do atendimento – Todos os pacientes com sintomas da nova gripe devem ser encaminhados para o Pronto Atendimento do Morumbi. Os sintomas são dor de cabeça, dores no corpo, inflamação na garganta, tosse persistente e falta de ar. De acordo com o secretário de saúde, Luis Zarlepon, os sintomas são idênticos de uma “gripe forte”, mas a H1N1 se diferencia principalmente porque apresenta o agravante da falta de ar.

A centralização do atendimento aos casos suspeitos foi adotada para evitar que pessoas afetadas pelo vírus transmitam a doença para os demais pacientes que procuram as unidades de saúde. "As pessoas com gripe forte devem ser encaminhadas só para o PA do Morumbi I. Não podemos correr o risco de um paciente com gripe contaminar os demais que vão às unidades de saúde por outros motivos”, justificou o prefeito.

O Pronto Atendimento da Avenida Paraná atenderá aos casos de emergência que não estejam relacionados à suspeita da nova gripe. As unidades básicas (postos de saúde) dos bairros vão atender nesta quarta-feira os casos normais, incluindo gripe comum, mas todos suspeitos de gripe A H1N1 serão encaminhados ao Pronto Atendimento do Morumbi. A situação das próximas horas será monitorada e havendo fatos novos, outras orientações serão repassadas à comunidade.

– Ônibus de transporte coletivo devem transitar com todas as janelas abertas: a medida visa evitar o contágio entre as pessoas que utilizam os ônibus como meio de transporte.

– Pais não devem mandar para a escola a criança com gripe: a orientação serve como prevenção da transmissão do vírus nas escolas municipais.

– Cuidados pessoais: o prefeito Paulo Mac Donald pediu cuidados básicos de higiene como lavar as mãos constantemente. “Uma das maiores formas de transmissão desta nova gripe é através das mãos. Lavando as mãos habitualmente evitamos o contágio. Da mesma forma, as orientações estão sendo feitas para a pessoa ao tossir proteger a boca e nariz, evitar locais de aglomeração e sentindo os sintomas cuidar para não contaminar outras pessoas e procurar a unidade de saúde”.

Previous slide
Next slide