contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu forma a primeira turma de doutores em Engenharia Formatura acontece nesta quinta-feira, 19, no Cineteatro dos Barrageiros

Formatura acontece nesta quinta-feira, 19, no Cineteatro dos Barrageiros


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O Doutorado Interinstitucional (Dinter), instalado no PTI realiza, às 19h30 desta quinta-feira, 19, no Cineteatro dos Barrageiros, a formatura da primeira turma de doutores de Foz do Iguaçu. Ao todo, serão formados 22 doutores, todos das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, em Métodos Numéricos em Engenharia.

Instalado no PTI em 2012, o Dinter em Métodos Numéricos em Engenharia é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Itaipu Binacional e a Fundação PTI. O objetivo é viabilizar a formação de doutores em Engenharia, apoiando a qualificação de docentes e o desenvolvimento científico da região.

Dos 22 novos doutores, oito são professores da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, e 12 são da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo cinco do campus Medianeira, cinco de Toledo e dois de Francisco Beltrão. Entre os doutores, há um professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Foz, e um da Faculdade Anglo Americano, também de Foz.

Além da qualificação dos docentes, o Doutorado trouxe importantes resultados para a Itaipu e para a Fundação PTI. Das 22 teses de doutorado, 21 são pesquisas inéditas voltadas à Itaipu, principalmente sobre o tema de segurança de barragens. Os resumos desses trabalhos foram compilados no livro “Métodos Numéricos Aplicados a Análise de Segurança de Barragens”, que será lançado durante a formatura.

Ao longo dos quatro anos do Doutorado, também foram publicados diversos artigos científicos sobre o tema segurança de barragens. Somente em 2015, foram 40 publicações. Como a maioria da produção científica trata de um tema de interesse da Itaipu, essas pesquisas agora terão continuidade dentro do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb). A proposta é promover a formação de grupos de pesquisa para o desenvolvimento de soluções práticas em segurança de barragens.

Doutorado inédito – O Dinter faz parte do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia da UFPR e, pela primeira vez, foi ofertado fora da instituição, com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A parceria para a realização do doutorado em Foz do Iguaçu foi firmada em novembro de 2011, com o objetivo de formar doutores na região e capacitar docentes e engenheiros que trabalham com técnicas e métodos que se baseiam em conhecimentos profundos de disciplinas da área de Programação Matemática e Mecânica Computacional.

Agora, com a presença de doutores em Métodos Numéricos em Engenharia na região, será instalado um curso de especialização na área. A abertura da primeira turma será em agosto. Também já estão previstos um mestrado e uma nova turma de doutorado.

Novos cursos – Com o apoio da Itaipu e da Fundação PTI, outros cursos de doutorado interinstitucional foram instalados na região. O Dinter em Direito, também em parceria com a UFPR e com a Unioeste, deve formar 14 doutores ainda este ano. Também já está em andamento o Dinter em Saúde Pública em Região de Fronteira, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. E, ainda este ano, serão instalados os doutorados em Desenvolvimento Regional e Agronegócios, em parceria com a Unioeste, e em Engenharia Elétrica, em parceria com a USP, campus São Carlos.

A Fundação PTI está cadastrada na plataforma SUCUPIRA como instituição de pesquisa apta a receber, de outras instituições de ensino e pesquisa, programas de Mestrado e Doutorado.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu
Logo do ClickFoz