Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu ganha centro de integração transfronteiriça

Previous slide
Next slide

O Sebrae Nacional, o Sebrae/PR, a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) inauguraram na última quarta-feira (6), em Foz do Iguaçu, o primeiro centro de integração para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas em regiões de fronteira.

O Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e America Latina (CDT-AL) funciona nas instalações do PTI. É uma unidade de excelência para unir instituições que apoiam as micro e pequenas empresas do Brasil, Mercado Comum do Sul (Mercosul) e América Latina.

"Queremos fazer cooperação internacional e a única forma de integrar é nos conhecermos. O CDT-AL será um espaço de transferência de tecnologia e conhecimento. Uma oportunidade de trocar experiências e conhecer ainda mais a realidade das América Latina e das micro e pequenas empresas", disse Paulo Okamotto, presidente do Sebrae.

Okamotto fez viagem de dois dias para Foz do Iguaçu. Além da inauguração do CDT-AL, o presidente do Sebrae reuniu-se com empresários e representantes de entidades paraguaias e argentinas. "O Sebrae não quer alunos nesse centro, mas parceiros e companheiros para construir uma América Latina melhor."

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, o CDT-AL será uma "amálgama na tríplice fronteira". "Queremos fortalecer o empreendedorismo e criar riqueza no entorno do Brasil." Nogaroli disse que o CDT-AL terá a preocupação de oferecer soluções empresariais levando em conta questões como a demanda do cliente e o mercado.

A ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, também participou da inauguração, que reuniu autoridades, empresários e lideranças empresariais da tríplice fronteira, no PTI, em Foz. "Nosso país vive um momento que exige resultados urgentes e precisamos levar a cultura empresarial para essa região. As soluções do Sebrae vão ajudar nesse processo."

Ricardo Brizuela, presidente da Caempri, ONG voltada ao fomento do empreendedorismo em Puerto Iguazú, na Argentina, falou das diferenças entre os países da América Latina e disse estar confiante no CDT-AL. "Graças ao Sebrae, criaremos uma cultura empreendedora. Teremos uma rede de capacitação, que ajudará os empresários a obterem sucesso em seus negócios".

O superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, destacou a responsabilidade que o Sebrae tem em transformar empreendedores em empresários. "Somos uma organização envolvida com o empreendedorismo. Todos os dias trabalhamos com os sonhos, de muitas pessoas, oferecendo capacitação, consultorias e treinamentos".

Allan Marcelo de Campos Costa disse que o CDT-AL, recém-inaugurado, tem tudo para ser um polo irradiador de tecnologia para micro e pequenas empresas. Segundo o superintendente do Sebrae/PR, Foz do Iguaçu será o centro dessa discussão que se iniciará com países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Venezuela, Colômbia.

Juan Carlos Sotuyo, diretor-superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, disse que a Itaipu Binacional está honrada em sediar o CDT-AL. "Estamos muito entusiasmados, porque o Sebrae é um parceiro de peso, tamanho e volume e ajudará muito nesse processo de integração latino-americana, com soluções em empreendedorismo", observou.

Para João Bonifácio Cabral Junior, diretor jurídico de Itaipu, o conhecimento partilhado a partir do CDT-AL será fundamental para a geração de empregos e desenvolvimento dos países parceiros. Representante do presidente brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, Cabral Junior disse que a integração entre os países também se dará com a Universidade da América (Unila).

O CDT-AL é fruto de uma política de internacionalização do Sebrae/PR que, com uma parceria forte, promoverá a troca de experiências em empreendedorismo entre os países. O CDT-AL faz parte do Projeto Fronteiras do Brasil e receberá investimentos de aproximadamente R$ 5,8 milhões até 2011.

Previous slide
Next slide