contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu ganhará primeiro curso de doutorado Aulas devem ter início no segundo semestre de 2015 na Unioeste

Aulas devem ter início no segundo semestre de 2015 na Unioeste


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O programa de pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras, que em 2010 foi o primeiro mestrado de Foz do Iguaçu, novamente se torna um marco na história da cidade, com o primeiro doutorado. A avaliação positiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi anunciada no final de dezembro e o curso iniciará suas atividades no segundo semestre de 2015.

Foto: Unioeste
Além do doutorado, Universidade oferecerá Mestrado inédito na área da saúde

O doutorado, com duração máxima de quatro anos, contará com três linhas de pesquisa: Território, História e Memória, Linguagem, Cultura e Identidade e Trabalho, Política e Sociedade. A estrutura será muito semelhante a do mestrado já existente, cujas informações podem ser encontradas no endereço eletrônico; http://www.unioeste.br/pos/sociedadeecultura/. 

O objetivo do curso é “formar profissional com base teórica interdisciplinar sólida, integradora e inovadora para atuação em conflitos e ambiguidades derivados da situação de fronteiras geográficas, cibernéticas e simbólicas”. O perfil do aluno a ser formado é um “profissional capacitado, com base teórico/prática sólida e perfil interdisciplinar, para atuação de forma inovadora, integradora e diferenciada em todos os níveis de ensino, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas”.

O programa de pós-graduação, já em seu nível de mestrado, vem atendendo as demandas acadêmicas e sociais, oportunizando aos profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, formação acadêmica interdisciplinar, voltada às necessidades da região e da temática fronteira. Assim, a proposta recebeu avaliação positiva pela Capes, nos seguintes termos: “Considerando a consistência da Proposta, a experiência bem sucedida do Mestrado Interdisciplinar, a adequada dimensão do regime de trabalho, a maturidade científica e capacidade de orientação de seu corpo docente, a Área Interdisciplinar recomenda a aprovação da proposta de Doutorado”.

Dessa maneira, em 2015, Foz do Iguaçu terá na Unioeste, o primeiro curso de doutorado da cidade, com a expectativa de formar recursos humanos, produzir conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento social das regiões de fronteiras.

Unioeste oferecerá em Foz do Iguaçu Mestrado inédito na área da saúde – O Ministério da Educação – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), noticiou a aprovação do “Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira” nível mestrado, pleiteado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, (a área responsável pela análise do projeto na CAPES aprovou apenas o Mestrado da Unioeste, entre diversos pedidos submetidos por Universidades de todo o Brasil). Docentes, acadêmicos e profissionais de saúde celebraram com alegria tal empreendimento, que é fruto do sinergismo entre dirigentes institucionais e professores-pesquisadores da Unioeste e da Universidade de São Paulo – USP e demais membros da comunidade acadêmica.

Destaca-se que esse Mestrado é pioneiro na área da saúde em Foz do Iguaçu e, salienta-se que não existe outro Programa Stricto Senso que versa sobre tal temática no Estado do Paraná. O Programa possui três linhas de pesquisa: 1) Políticas de saúde em região de fronteira, 2) Epidemiologia e vigilância em saúde de fronteira e, 3)Coletividades e o processo saúde-doença em região de fronteira e as relações com a muldisciplinaridade.

Inicialmente serão ofertadas 11 vagas, salienta-se que poderão se candidatar profissionais da área de saúde e afins e, os alunos com dedicação em tempo integral poderão concorrer a bolsas de estudo fornecidas pela Unioeste ou por agências de fomento como a Fundação Araucária, CNPq e CAPES. A expectativa é que o primeiro processo seletivo seja realizado ainda no primeiro semestre de 2015 (os editais serão disponibilizados em www.foz.unioeste.br).

O corpo docente é constituído por Pesquisadores Doutores da Unioeste e Universidade de São Paulo – USP de diferentes áreas, tais como Enfermagem, Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Saúde Coletiva, Medicina e Estatística.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz