Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu pode ficar sem Natal pelo segundo ano consecutivo Comissão natalina fez primeira reunião, mas, ainda não sabe se a cidade receberá decoração em 2015

Comissão natalina fez primeira reunião, mas, ainda não sabe se a cidade receberá decoração em 2015


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A falta de aporte financeiro pode impedir que Foz do Iguaçu, seus moradores e turistas comemorem mais uma vez a festa mais iluminada do ano. 

Na primeira reunião da comissão organizadora do Natal das Cataratas do Iguaçu, que tem a participação de onze representantes de setores como órgãos municipais, associações, sindicatos e conselhos, não houve a manifestação de interesse dos envolvidos em ajudar nos custos de uma decoração natalina para o município. 

Ficou definido que o grupo voltará a se reunir no dia 1º. de setembro, às 17 horas, na sede do Comtur. Esse resultado revela  um envolvimento da sociedade civil organizada em proporcionar um clima de Natal, que possa fazer com que os moradores e os turistas saiam às ruas da cidade e do comércio para gastar com a data.

O primeiro orçamento apresentado pelo representante do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu, Gilmar Piola, foi de um investimento de cerca de R$ 800 mil, só para reaproveitar a decoração já existente, como os pórticos, Papai Noel e a estrutura que é montada na Praça do Mitre. A intenção do poder público e também da comissão era utilizar, nesse primeiro ano de atividade dos participantes, todos esses materiais. Mas não houve acordo sobre repassar e quanto repassar para cobrir o orçamento que foi apresentado.

A expectativa é que na próxima reunião a sociedade civil, esteja mais disposta a participar e colaborar com o Natal. De acordo com o secretário de Turismo e do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio, Paulo Tremarin, “se todos tiverem o mesmo comportamento, de não fazer um aporte financeiro, corremos o risco de pelo segundo ano seguido, não termos uma decoração e atrações de Natal, que motivem o turista a sair do hotel e o morador da cidade a sair de casa. Acredito que se criarmos um “clima” de Natal, estaremos motivando essas pessoas a passearem pelas nossas ruas e avenidas e consequentemente consumir no comércio, no setor de gastronomia entre outros”, avalia Tremarin.

O secretário também tem a favor da sua análise, o resultado preliminar da pesquisa feita com os comerciantes da área central. Durante a aplicação do questionário 90% deles, cerca de 150 comerciantes, demonstraram interesse em colaborar, decorando a fachada de suas lojas. Esse investimento seria para se somar e também ajudar a complementar a decoração das ruas e avenidas. 

Caberá aos integrantes da comissão Natal das Cataratas do Iguaçu, decidir se haverá ou não decoração. Faltam apenas quatro meses para a data, que é considerado curto para uma organização de programação sem grandes atropelos. 

Cadê os 520 mil reais aprovados para o Natal de 2014? – No ano passado, a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, aprovou no dia 09 de dezembro,  o remanejamento orçamentário de R$ 520 mil reais para a decoração da cidade, além de cinco dias de eventos culturais. Um dia após a aprovação, a Fundação Cultural decidiu cancelar o evento. Sem os festejos, onde foi parar esta verba?

Entramos em contato com o diretor-presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino, que alegou o seguinte: "a verba de remanejamento orçamentário, como o próprio nome diz, remaneja dinheiro de um projeto para outro, como, de uma reforma para o natal, por exemplo. Como o evento do ano passado foi cancelado, o dinheiro não saiu do lugar inicial. Não somos nós que estamos cuidando do evento em 2015, mas, mesmo se fosse a Fundação Cultural, não poderíamos reaver estes 520 mil para o natal deste ano, pois, a verba de remanejamento orçamentári, só pode ser utilizada no mesmo ano que foi aprovada", disse ele.
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz