contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Foz é a 3ª cidade que mais recebeu eventos internacionais em 2014 Única não capital entre as dez mais bem colocadas no ranking, a cidade só perdeu para São Paulo e Rio de Janeiro

Única não capital entre as dez mais bem colocadas no ranking, a cidade só perdeu para São Paulo e Rio de Janeiro


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Foz do Iguaçu é a terceira cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais no ano passado, segundo o ranking divulgado pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association). A cidade ficou atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. É a única não capital entre os dez destinos no Brasil mais bem colocados no ranking.

Foto: Arquivo
6º Fórum Mundial de Ufologia, por exemplo, foi um dos eventos que aconteceram em Foz em 2014

Com 16 eventos reconhecidos pela ICCA, Foz do Iguaçu repetiu a performance de 2013, quando também ficou em terceiro lugar. A expectativa era de que haveria uma retração, por causa da Copa do Mundo no Brasil, que diminuiu o número de eventos internacionais no país – de 315, em 2013, para 291 no ano passado. Para o ranking anual, a ICCA não leva em conta eventos esportivos e religiosos.

O gerente executivo do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Basileu Tavares, disse que, ao contrário do que se imaginava, não houve cancelamentos de eventos em 2014, apenas adiamentos para os meses posteriores à Copa do Mundo.

O terceiro lugar, na avaliação do presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, “é uma posição honrosa para Foz do Iguaçu”. Segundo ele, “faz jus ao esforço da Gestão Integrada para atrair eventos nacionais e internacionais, contribuindo para desenvolver cada vez mais o nosso potencial para o turismo de eventos”.

Otimismo – Se a Copa do Mundo prejudicou a realização de eventos em 2014, a imagem positiva que o Brasil conquistou com a organização do Mundial e a receptividade dos brasileiros vão contribuir para atrair mais eventos em 2015 e nos próximos anos, acredita Basileu Tavares. E isso terá reflexos também em Foz do Iguaçu.

Ele explica que o ICVB atua prioritariamente para atrair à cidade eventos da América Latina. Em segundo lugar, o foco são os “eventos com vocação regional”. A Usina de Itaipu, por exemplo, reconhecida no mundo inteiro por ser uma obra de engenharia espetacular, facilita a atração de eventos técnicos, como o Congresso Internacional de Mecânica das Rochas, que trará à cidade, em 2019, cerca de 1.200 especialistas do mundo inteiro.

No Brasil – Com os 291 eventos internacionais, o Brasil caiu da 9ª para a 10ª posição, mas continua sendo o único país latino-americano a integrar o ranking dos dez 10 países que mais realizaram eventos internacionais. À sua frente, pela ordem, estão: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Japão, China e Holanda. Entre as cidades, destacam-se Paris, com 214 eventos, Viena (202), Madri (200), Berlim (193) e Barcelona (182).

No ranking brasileiro, São Paulo ficou em primeiro lugar, com 66 eventos, superando o Rio de Janeiro (64), que estava na frente em 2013. Com 16 eventos, Foz do Iguaçu empatou com Brasília e ficou à frente de todas as outras capitais. A mais bem colocada foi Salvador, em quarto lugar, com 14 eventos.

Desde 2013, quando a Embratur passou a se dedicar exclusivamente à promoção no exterior do Brasil como destino turístico, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 369%.

Conforme os dados do ICCA, entre 2003 e 2014, o total de eventos passou de 62, em 2003, para 291, o ano passado, com o pico de 315 em 2013. No mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 177%, passando de 22 para 61.

Ranking das cidades brasileiras

1 – São Paulo (SP) – 66
2 – Rio de Janeiro (RJ) – 64
3 – Foz do Iguaçu (PR) e Brasília (DF)- 16
4 – Salvador (BA) – 14
5 – Fortaleza (CE) e Natal (RN) – 11
6 – Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS)- 9
7 – Recife (PE) – 6
8 – Curitiba (PR) – 4
9 – Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Gramado (RS) e João Pessoa (PB)  – 3
10 – Belém (PA) – Búzios (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Manaus (AM), Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO), Santa Maria (RS) e Santos (SP) – 2

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz