Previous slide
Next slide

Foz entra na campanha nacional de combate ao câncer de pele

Previous slide
Next slide

cancer-de-pele-campanha
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no próximo sábado, 26, o Dia C – Dia de Combate ao Câncer de Pele. A campanha nacional será realizada em 129 postos de saúde em 25 estados, mobilizando três mil profissionais. No Paraná, haverá atendimento em oito municípios. Em Foz do Iguaçu, a ação será no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Jardim das Flores (Porto Meira), das 9h às 15h.

De acordo com levantamento do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, referência em oncologia no município, em 2012 foram atendidos 324 pacientes com câncer de pele (150 do sexo feminino e 174 do sexo masculino). Deste total, 22 casos são de melanoma, o tipo mais grave da doença. Em 2013, foram 213 atendimentos (95 mulheres e 118 homens), com 21 casos de melanoma. “O câncer de pele tem uma incidência alta, corresponde a 30% de todos os tipos de tumores malignos”, advertiu o dermatologista André Guimarães. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances de cura”, completou.

A campanha deste fim de semana marca o início do Dezembro Laranja, mês dedicado a prevenção do câncer de pele. A previsão é de que 30 mil pessoas sejam esclarecidas e conscientizadas sobre os danos que o sol, sem a devida proteção, pode causar a saúde. Desde setembro, a SBD mantém o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”, que alerta para os fotodanos gerados pela exposição desprotegida aos raios solares. Os fotodanos são os problemas na pele causados pelo sol menos graves que o câncer da pele. A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para o câncer da pele.

Previous slide
Next slide