contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Foz ganhará 3º laboratório de medicina tropical do país Pesquisadores poderão detectar mosquitos infectados com dengue, zika vírus e chikungunya em apenas 45 minutos

Pesquisadores poderão detectar mosquitos infectados com dengue, zika vírus e chikungunya em apenas 45 minutos


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Na manhã desta quinta-feira, 18, autoridades da Itaipu Binacional, Fundação Itaiguapy e Prefeitura se reuniram para assinar um acordo de cooperação para a construção de um laboratório de medicina tropical na cidade. 

O laboratório de biologia molecular terá a estrutura necessária para identificar mosquitos infectados com doenças como dengue, zika vírus e chikungunya e realizar ações de combate imediato. Assim, será possível conter os focos antes mesmo que as pessoas sejam contaminadas.

"Estes mosquitos são capturados em armadilhas espalhadas pela cidade. Quando o teste marca positivo, você sabe exatamente onde ele está circulando. Então, as ações de prevenção do Centro de Controle de Zoonoses podem ser executadas diretamente naquele local. Assim, nós não precisamos ter pessoas doentes para descobrir por onde o mosquito circula para eliminá-lo e evitar casos humanos", explica a infectologista Flavia Trench . 

De acordo com a infectologista, o novo laboratório – o terceiro que trabalha com esta metodologia no país – irá agilizar e desburocratizar o processo atual. Hoje, os testes são feitos em Curitiba e demoram cerca de 60 dias para se obter o resultado. Com as instalações aqui em Foz do Iguaçu, os responsáveis poderão realizar os procedimentos em apenas 45 minutos. "Com estes resultados em mãos, o CCZ consegue desencadear a ação de prevenção em até 48 horas. Isso será uma revolução no combate às doenças aqui na fronteira", diz Trench.

A iniciativa do projeto surgiu com o programa da Ação GT Saúde, da Itaipu Binacional, que investirá cerca de dois milhões de reais para a construção e aparelhamento do laboratório. Este, será construído na antiga Associação de Funcionários da Itaipu, na Avenida Araucária, Vila "A", e deve ser inaugurado em até seis meses.

O prefeito de Foz, Reni Pereira, acredita que a nova metodologia deva, a longo prazo, erradicar doenças como a própria dengue. "Este laboratório irá contribuir muito com a saúde pública, será uma luz no fim do túnel, não só para nós, mas para o Brasil inteiro", salientou o prefeito.

De acordo com o diretor-geral do lado brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o laboratório beneficiará não apenas Foz do Iguaçu, mas a tríplice fronteira. "Nós vamos ganhar esta guerra. Queremos imediatamente conversar com o Paraguai e com a Argentina para blindar esta região", enfatizou.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz