Previous slide
Next slide

Espetáculo leva conscientização ambiental às crianças das 50 escolas municipais

A peça teatral “Três gotinhas de chuva” leva conceitos de conservação da água e a proteção do meio ambiente para alunos do 1º ao 5º ano; Até junho, serão 100 apresentações para 18 mil estudantes.
Previous slide
Next slide

A Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Secretaria Municipal da Educação, organizaram uma peça teatral para 50 escolas municipais de Foz do Iguaçu. 

A ação faz parte do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III, que, neste primeiro semestre de 2024, irá levar informações sobre o ciclo da água para 18 mil alunos do Ensino Fundamental I. A série de apresentações da peça “Três gotinhas de chuva” iniciou na última quarta-feira (20), na Escola Municipal Jorge Amado, e se estende até o dia 19 de junho.

Os temas do convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade III são escolhidos conforme a agenda ambiental. A narrativa deste semestre destaca o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) número 6, “Água e Saneamento”. 

Além do teatro abordar a conservação da água e a proteção do meio ambiente, as crianças também aprendem sobre quais práticas devem adotar para criar um mundo justo e sustentável.

Três gotinhas de chuva

Nesta terça-feira (26), os alunos da Escola Municipal Rosália de Amorim Silva assistiram a apresentação. Pela manhã, 150 crianças do 1º ao 5º ano aprenderam sobre a preservação ambiental de uma forma lúdica e divertida.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Inês Camargo de Andrade da Silva, a peça fortalece as ações dos(as) professores(as) em sala de aula. “Para as crianças, isso é muito importante, porque tudo que ela estudou e aprendeu sobre o tema é concretizado no teatro. Já para nós, professores(as), é uma valorização do nosso trabalho”, contou.

Até junho, a Troupe Luz da Lua, companhia responsável pela peça teatral, fará 100 apresentações, com dois espetáculos em cada escola, uma no turno da manhã e outra no da tarde.

Conscientização

Segundo Fabiane Colling, gestora do convênio pela Itaipu, essas ações socioambientais estão ligadas com as missões da empresa. “A água é essencial para a sobrevivência e, no nosso caso, a água produz energia. Com essa produção, nós conseguimos fazer ações de conscientização para preservar a água e, sucessivamente, produzir mais energia. É um ciclo importante para a sobrevivência do planeta, tanto para agora como para as futuras gerações”, afirmou.

“Com esse projeto, nós conseguimos levar informações para ambientes que muitas vezes a gente não consegue alcançar dentro dos escritórios, como as escolas, por exemplo”, disse Talita Aparecida Reis Theriba, uma das gestoras do convênio pelo PTI.

Previous slide
Next slide