por:Bruno Zanette - Click Foz do Iguaçu  Quinta, 19/11/2009 - 12h24 - Atualizado Sábado, 21/11/2009 - 13h40

32 seleções da Copa do Mundo 2010 são conhecidas

Sorteio dos grupos da Copa acontecerá no dia 4 de Dezembro, na Cidade do Cabo, na África do Sul, país sede do torneio

Noticias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR

O mundo já conhece as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Nesta quarta-feira (18) foram definidas as seis últimas vagas ao 19º mundial de futebol da história. Argélia, Grécia, Portugal, Eslovênia, França e Uruguai foram os últimos a se classificarem ao torneio que começará no dia 11 de junho de 2010. A expectativa agora é para saber os confrontos que acontecerão. Isso será possível no dia 4 de Dezembro, uma sexta-feira, na cidade do Cabo. É quando será realizado o sorteio dos oito grupos que darão formato à disputa. Leia abaixo um resumo de como foram os confrontos dos últimos países a carimbarem seus passaportes ao continente africano.

Argélia 1 x 0 Egito – Talvez um dos jogos marcados pela maior violência, tanto entre torcidas, quanto jogadores. Devido à vitória por 2 a 0 do Egito sobre a Argélia – com o segundo gol marcado aos 50 minutos do segundo tempo – no último sábado (14), as duas seleções empataram em todos os critérios no grupo 5. Com isso, foi necessário um jogo desempate, marcado pela FIFA, entidade que rege o futebol mundial, em campo neutro. O Sudão foi o país escolhido para receber a partida.

Quando a bola rolou, a briga e tensão também tiveram início. Apesar da dificuldade, a Argélia venceu, com gol marcado por Yahia. Com a vitória, os argelinos voltam à Copa, após 24 anos. A última participação foi em 1986.
 
Europa – A Grécia foi o primeiro país europeu, que disputaram a repescagem, a garantir a vaga na Copa do Mundo. Jogando em Kiev, na Ucrânia, os gregos venceram por 1 a 0, gol de Dimitrios Salpingidis e mostraram a evolução do futebol no país. Na Eurocopa de 2004, sediada em Portugal, os gregos levantaram a taça em cima dos donos da casa. Os portugueses eram comandados pelo brasileiro Luis Felipe Scolari. A única participação grega em Copa do Mundo foi em 1994.
 
Já Portugal, vem confirmando participações consecutivas em mundiais desde 2002. Nesta quarta (18), confirmou a presença em mais uma Copa. Raúl Meireles, chutando no cantinho, marcou o único tento da partida contra a Bósnia. Os comandados de Carlos Queiroz passaram por dificuldades ao longo das eliminatórias, mas reverteram a situação e estão garantidos no torneio mais importante do futebol mundial. 
 
No mesmo instante em que Portugal jogava contra a Bósnia, a Eslovênia enfrentava a Rússia, do técnico holandês Guus Hiddink. No primeiro jogo os russos venceram em casa por 2 a 1. Mas com o gol de Zlato Dedic, a Eslovênia venceu por 1 a 0, e o gol marcado fora de casa na partida de ida, garantiu a vaga do time do leste europeu. Guus Hiddink, que levou a Holanda (1998) e Coreia do Sul (2002) às semifinais e a Austrália às oitavas-de-final (em 2006), agora terá que assistir ao torneio pela televisão.
 
A última classificação europeia à Copa do Mundo foi marcada por um polêmico gol da França. O duelo ocorrido em Paris teve a Irlanda como grande destaque. Jogando melhor, os irlandeses abriram o placar. Aos 33 minutos do primeiro tempo, o ídolo da torcida, Robbie Keane, marcou após bom passe feito por Duff. A vitória por 1 a 0 levou o jogo à prorrogação, pois a França também vencera por 1 a 0 na primeira partida. No tempo extra, a França chegou ao empate, com um gol completamente irregular. Após o lançamento pra dentro da grande área, Thierry Henry – em posição duvidosa – dominou com a mão, dentro da pequena área. Henry cruzou para o zagueiro Gallas marcar o gol de empate, classificando os campeões de 98 a mais uma Copa. Houve muita reclamação por parte dos irlandeses, mas o árbitro sueco Martin Hansson não voltou atrás, e validou o gol.
 
América do Sult contra América Central – O Uruguai foi o último país a garantir vaga na Copa de 2010. Jogando em Montevidéu, a seleção celeste, primeira campeã mundial, em 1930 e bi em 1950 enfrentou a Costa Rica, comandada pelo brasileiro René Simões. O time da casa saiu na frente com o atacante “El Loco” Abreu. Mas os visitantes empataram com Centero. Os minutos finais foram de muita dramaticidade, pois a Costa Rica se animou, foi pra cima, mas o Uruguai se segurou da maneira como pôde. Ao apito final, o empate garantiu os uruguaios à competição a ser realizada na África do Sul no próximo ano.
 
Saiba as 32 seleções garantidas na Copa 2010.
 
América do Sul: Brasil, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.
 
América do Norte e Central: EUA, México e Honduras.
 
Ásia: Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Austrália (país da Oceania disputou as eliminatórias pela Ásia).
 
África: África do Sul (país sede), Costa do Marfim, Camarões, Nigéria, Gana e Argélia.
 
Europa: Holanda, Inglaterra, Alemanha, Itália, Suíça, Eslováquia, Espanha, Dinamarca, França, Portugal, Eslovênia, Grécia e Sérvia.
 
Oceania: Nova Zelândia.
 por:Bruno Zanette - Click Foz do Iguaçu  Quinta, 19/11/2009 - 12h24 - Atualizado Sábado, 21/11/2009 - 13h40
publicidade

publicidade

Reserve seu hotel em Foz do Iguaçu