por:Jornal de Itaipu Eletrônico  Segunda, 26/04/2010 - 13h11 - Atualizado Segunda, 26/04/2010 - 15h00

Chuvas nos Rio Iguaçu e Paraná formam espetáculo, mas também alagamentos

Noticias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR

Fotos: Itaipu Binacional
Chuvas causaram alagamentos em Foz do Iguaçu

Chuvas incessantes na bacia do Rio Iguaçu e também na bacia do Rio Paraná, na área do Reservatório de Itaipu, podem trazer enchentes nas próximas horas, principalmente nos bairros ribeirinhos de Ciudad del Este, no Paraguai. Nas Cataratas do Iguaçu, onde o volume está quase dez vezes maior do que o normal (o normal oscila entre 1.200 e 1.500 metros cúbicos por segundo), a passarela foi interditada. Até a manhã de segunda-feira (26), nenhum chamado havia sido atendido pelo Corpo de Bombeiros.

 

Desde sexta-feira (23) chove intensamente no Rio Iguaçu, que nasce em Curitiba e forma as Cataratas. A situação pode ficar crítica para os moradores ribeirinhos desde Salto Caxias, 170 quilômetros acima da foz, até a fronteira com a Argentina. Nas Cataratas, o volume da chuva atingiu na manhã de segunda-feira, 10.064 litros de água por segundo.

No encontro dos Rios Iguaçu e Rio Paraná, o nível chegou a 23 mil metros cúbicos de água por segundo, quase o dobro do normal, que oscila entre 11 mil e 11.500 metros cúbicos de água por segundo. A tendência é que esse volume suba ainda mais nas próximas horas, de acordo com a Divisão de Hidrologia de Itaipu.

 

Já na bacia do Paraná não chove tanto, mas, mesmo assim, na região da fronteira, o nível do rio subiu 1,5 metro. Pelo vertedouro, que está com uma calha aberta, estão passando 4100 metros cúbicos de água por segundo. Esse volume corresponde à água que não é aproveitada para a geração de energia. Com a confluência mais alta, o bairro ribeirinho San Rafael começa a ser atingido. Nove casas estão alagadas.

Vertedouro - Desde outubro, o vertedouro está aberto de forma contínua: é o terceiro maior período da história de Itaipu. E o único deste século, segundo o levantamento preciso feito pela Divisão de Programação e Estatística (OPSP.DT) da Diretoria Técnica.

 por:Jornal de Itaipu Eletrônico  Segunda, 26/04/2010 - 13h11 - Atualizado Segunda, 26/04/2010 - 15h00
publicidade

publicidade

Reserve seu hotel em Foz do Iguaçu