Previous slide
Next slide

Conheça as maravilhas do Jardim Botânico

Previous slide
Next slide

Fotos: Bruno Zanette/Click Foz do Iguaçu
jardim botanico curitiba
O Jardim Botânico é um dos principais cartões-postais de Curitiba/PR

“Capital do sorriso”, “Capital ecológica do país” ou “Capital das araucárias”. Não importa o nome, todos fazem referência a Curitiba, uma das capitais brasileiras mais bonitas e que ostenta, também, o status de uma das melhores em qualidades de vida.

Na capital paranaense, existem centenas de pontos turísticos, sendo necessária uma boa dose de tempo e disposição para vê-los. É quase impossível visitar todos num único final de semana, mas o Click Foz do Iguaçu esteve presente em pelo menos um deles. Aproveitando o final de semana para a cobertura do show do Oasis na capital paranaense, visitamos um dos lugares mais conhecidos do Estado e que forma também o cartão postal de Curitiba: o Jardim Botânico.

Estar em Curitiba e não visitar o Jardim Botânico pode ser comparado a estar em Foz do Iguaçu e não ir às Cataratas. Localizado no bairro Jardim Botânico, foi fundado no dia 5 de outubro de 1991 com o nome Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter. No espaço de aproximadamente 278 mil metros quadrados, há inúmeros exemplares de plantas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

O lugar é bastante utilizado para lazer. Diversas famílias aproveitam o final de semana e passam do dia nesta área de preservação da mata atlântica. A entrada é gratuita e ao começar a dar os primeiros passos é possível sentir o clima de natureza no ar. Não raro é possível ver pessoas deitadas à sombra das árvores, descansando, ou fazendo caminhadas.

Palácio de Cristal – De longe é possível ver a obra principal do local, inspirada no Palácio de Cristal, de Londres, a grande estufa de ferro e vidro localizada no ponto central do jardim. A obra é do arquiteto Abrão Assad, que também projetou o Museu Botânico, com auditório, centro de pesquisas, espaço para biblioteca especializada e sala de exposições temporárias e permanentes.

 

 

O caminho até a enorme estufa é cercado por belos acabamentos e colorido pelas flores que encantam e transformam o ambiente num dos mais perfeitos jardins que se tem conhecimento. Resultado do bom serviço executado pelas dezenas de funcionários que cuidam para que tudo seja o mais belo possível e que os turistas voltem muitas vezes.

Algumas esculturas fazem parte do cenário e servem de pano de fundo para as várias fotografias que são efetuadas no mesmo instante. Dentro da estufa, o espaço é menor do que aparenta ser do lado de fora. Mesmo assim, há várias plantas dos mais diversos estilos e naturezas.

Caminhando até a saída, atravessa-se uma ponte sobre um lago e nele há vários peixes. E peixes grandes, de diversas espécies. Há também tartarugas, patos e outros animais aquáticos. Dá para se dizer que são a graça do local. Um pequeno museu ecológico encerra o passeio pelo Jardim Botânico.

 

Segunda parada – Depois do Jardim Botânico vamos até ao centro para conferir outras atrações de Curitiba. Aproveitamos para conferir o transporte público da cidade, que aliás merece uma ressalva pela eficiência – simples, rápido e sem atrasos. Passageiro algum consegue ficar perdido, pois a cada parada, ecoa informações vindas de um sistema de som, especialmente desenvolvido para alertar sobre o trajeto do percurso.

Chegamos ao “Calçadão” da Rua XV de Novembro, o maior local do comércio curitibano. Nele, é possível encontrar os mais variados produtos e o movimento é sempre intenso. Os prédios históricos são outros atrativos que enaltecem o ambiente. Uma parada rápida para tomar um capuccino em uma das cafeterias mais tradicionais da cidade; o passeio continua em direção ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1912. A construção está localizada entre a Praça Santos Andrade e a Rua XV de Novembro.

Happy Hour – A noite chega e a temperatura diminui, mas ainda está longe de ser o frio costumeiro de Curitiba. O dia termina com o grupo organizado pela Click Brasil para assistir ao show do Oasis no dia seguinte (10/05) reunido no “Bar do Alemão”, localizado no bairro Largo da Ordem, centro histórico da cidade.

 

 

– Galeria de fotos da viagem a Curitiba/PR

 

 

Previous slide
Next slide