Previous slide
Next slide

Crianças sofrem com frio intenso durante Campeonato Brasileiro de Natação

Previous slide
Next slide

Sete crianças sofreram com o frio intenso de Foz do Iguaçu na manhã de sábado (17) durante o 27º Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação. Os competidores passaram mal e foram socorridos pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (SIATE). O evento está acontecendo no Parque Aquático do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti.

Clickfoz – Augusto Conter
Aquecedores e lonas foram instaladas no complexo esportivo para amenizar o frio

Vários competidores reclamaram do frio intenso de Foz do Iguaçu, que registrou mínima de 7°C e máxima de 11°C. Segundo Márcio Ferreira, secretário de esportes de Foz do Iguaçu, a temperatura da água estava em 25°C durante o ocorrido, ou seja, dentro das normas da Federação Internacional de Natação (FINA), que exige a piscina com águas variando entre 25°C e 28°C durante competições oficias. “O que ocorreu foi que o frio externo está muito intenso, o que acabou ocasionando essa situação. Mas, não houve nenhum caso de hipotermia e os atletas já passam bem. Tomamos precauções para que o evento possa continuar, bloqueando o vento e provendo aquecimento interno”, afirmou Márcio, referindo-se a instalação de lonas e aquecedores no complexo esportivo. “Mas, nós nunca vamos continuar com o evento se houver uma situação mínima de risco. Conversamos com a federação, os técnicos e os pais das crianças e está tudo tranquilo para o restante da competição. Também há uma equipe do SAMU para agir em caso de problemas”, explicou o secretário.

O choque térmico no metabolismo pode gerar situações de hipotermia. A hipotermia ocorre quando a temperatura do organismo (35°C) é reduzida de forma brusca sem a adaptação ideal, podendo provocar arritmia cardíaca.

De acordo Gabriel da Silva, competidor da categoria Infantil 2 (nascidos em 1996), nadador do Estado de Mato Grosso, o frio prejudica, mas não impede o transcorrer da competição. “Tá muito frio! Segundo o pessoal de Foz do Iguaçu está mais frio que o normal para essa época do ano. Isso é ruim, mas, da pra nadar, sim. Já participei em um campeonato no Centro Oeste que estava muito mais frio que esse”, explicou o nadador.

O Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno de Natação termina no domingo (17), às 9h30, quando ocorre a quinta e última etapa consistindo nas provas: 400m livre, 100m peito e 4x100m medley. Todas nas categorias femininas e masculinas.

É a primeira vez que o Paraná sedia a competição que, nesta edição, tem a participação de 92 clubes e cerca de 530 nadadores nascidos em 1997 (Infantil 1) e 1996 (Infantil 2).

Atualização (19h) – Evento cancelado: Até o final da tarde pelo menos mais 6 nadadores passaram mal, provocando o cancelamento do restante da competição.

Previous slide
Next slide