Previous slide
Next slide

Cultura realiza pré-conferências em todas as regiões de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
Ampliar o debate sobre a gestão pública da cultura entre a população. Com esse objetivo, entidades, órgãos públicos, escolas, universidades, espaços comunitários e coletivos realizam as pré-conferências de cultura, encontros preparatórios à 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece entre os dias 16 e 17 de outubro.

Foto: Divulgação
Evento acontece em Foz do Iguaçu em Outubro

Já estão agendadas 13 reuniões em vários espaços, abrangendo todas as regiões da cidade. Outras instituições estão definindo as datas em que promoverão os encontros. A Conferência de Cultura também será apresentada em diálogos em plenárias do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz).

Os debates são abertos a toda a população. Além de realizar um diagnóstico sobre a execução das políticas públicas no município, as reuniões acumulam propostas, reivindicações e diretrizes que serão deliberadas durante a conferência. Como explica o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Paulo Bogler, as pré-conferências são espaços onde a comunidade aponta as necessidades e sugestões a partir da realidade próxima ao grupo ou da localidade.

“Além de avaliar e conferir as políticas públicas, a pré-conferência é o momento para uma reflexão mais localizada, uma verificação sobre os equipamentos e projetos culturais disponíveis para a comunidade e se o direito à cultura está sendo assegurado pelo poder público”, define Paulo Bogler.

De acordo com o dirigente do CMPC, todas as entidades, grupos culturais ou comunitários e estabelecimentos de ensino podem realizar pré-conferências, bastando entrar em contato com o Conselho de Cultura para obter suporte e apoio, através do email cmpculturaisfoz@gmail.com ou pelo telefone (45) 3521-1508.

VOZ E VOTO – Conforme definição da legislação municipal, as pessoas interessadas em ser delegadas na 3ª Conferência de Cultura, exercendo o direito de voz e voto, devem inscrever-se no Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais (SMIIC), até o dia 31 de agosto. O cadastro está disponível na internet e o procedimento é necessário para as pessoas que nunca se inscreveram no SMIIC.

Além dos delegados, as organizações da sociedade civil que pretendam concorrer a vaga no  Conselho de Cultura para o biênio 2015-2017 também devem cadastrar-se no SMIIC, até o último dia de agosto.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura terá como tema “Cultura, direito nosso de cada dia”, abrangendo 5 eixos temáticos: Gestão pública da cultura, Infraestrutura cultural, Patrimônio cultural, Cidadania cultural e Participação social e controle da gestão cultural.

Para se inscrever no SMIIC, clique aqui:

 
 

 

Previous slide
Next slide