Previous slide
Next slide

De que forma o impeachment no Paraguai afeta a região trinacional?

Previous slide
Next slide

Visivelmente o movimento do comércio caiu após a decisão do senado paraguaio de depor o presidente Fernando Lugo na sexta-feira (22), de acordo com relatos dos comerciantes, os turistas ficaram assustados com a situação e preferem não se arriscar atravessar a Ponte da Amizade.

 

Muitos dos comerciantes de Ciudad del Este acreditam realmente que o “golpe parlamentar” prejudicou o movimento do comércio, mas crêem, porém, que em breve a situação voltará ao normal. Conversei com dez pessoas, destas, seis são contra o golpe parlamentar, três não quiseram comentar sobre o assunto e uma ainda não sabe o que pensar a respeito.

 

Foto: Mariana Serafini | Clickfoz
Modesto Gonzalez – Comerciante

Modesto Gonzalez – “Ficou feio! A situação agora está complicada, não sabemos o que vai acontecer, isso foi um golpe parlamentar feio. O Lugo foi o melhor presidente que o Paraguai já teve, tinha que ter mais gente lá em Asuncion para protestar”. Questionado sobre o comércio local disse que o movimento caiu. “Acabou, acabou o movimento, se isso continuar assim o Paraguai vai morrer, não pode deixar”.

  

Foto: Mariana Serafini | Clickfoz
HIlda Ramirez – Comerciante

Hilda Ramirez – “Eu ainda não sei o que pensar sobre isso, foi um golpe, mas eu não acho que o Lugo era um bom presidente, vamos esperar pra ver como vai ser agora com esse novo [Federico Franco], se for melhor não tem porque reclamar”.

 

Foto: Mariana Serafini | Clickfoz

Rubens Del Rio – Analista de Câmbio

Rubens Del Rio – “Esse golpe parlamentar vai prejudicar muito o Paraguai, na verdade já está prejudicando, o comércio aqui não vai ser tão afetado porque logo as pessoas esquecem e voltam a comprar. O problema está nos grandes comerciantes de importação e exportação, é isso que movimenta o país e agora eu acredito que os outros países não vão continuar negociando com o Paraguai como antes, a coisa pode ficar feia por aqui”.

 

Foto: Mariana Serafini | Clickfoz
Fred Ortiz – Vendedor

Fred Ortiz – “Isso é muito perigoso, principalmente para nós que trabalhamos no comércio, o movimento já está mais fraco aqui desde sábado [23] e não sei se vai melhorar tão cedo. Antigamente, há muitos anos, teve um golpe parecido aqui no Paraguai e morreu muita gente, eu tenho medo que isso aconteça agora de novo”.

 

Foto: Mariana Serafini | Clickfoz
Carlos Gamarra – Comerciante

Carlos Gamarra – “Ah não está certo isso que fizeram, foi um golpe, né! Muita polícia na rua lá em Asuncion, aqui não teve nada disso, mas as pessoas ficam com medo de vir comprar mesmo assim. Dizem que pode fechar a ponte [Da Amizade] se isso acontecer prejudica muito toda a fronteira aqui. Eu acho que não vai ter manifestação porque a população não é muito de se organizar aqui no Paraguai, isso acontece mais nos outros países só”.

 

Foto: Mariana Serafini | Clickfoz
Nilda Cardozo – Vendedora ambulante

Nilda Cardozo – “O movimento aqui já está bem mais fraco, acho que é por causa desse golpe sim. O Lugo foi um bom presidente, ele ajudou muito os campesinos, mas como o senado não estava do lado dele ele não pode fazer muita coisa. Não adianta nada ele ser o presidente se o senado é quem manda”.

 

Foto: Mariana Serafini | Clickfoz
Mercedes Alvarez – comerciante

Mercedes Alvarez – “O nosso movimento aqui já diminui né, acho que as pessoas ficaram com medo por causa do manifesto, mas aqui não aconteceu nada. Acho que não poderiam ter feito isso, o mandato não ia demorar para acabar, eu acho que agora tem que fazer eleições antes pra resolver isso de uma vez”.

Previous slide
Next slide