por:Pauta Comunicação  Terça, 25/05/2010 - 12h03 - Atualizado Terça, 25/05/2010 - 12h03

Diversidade é tema de semana acadêmica de psicologia e pedagogia

Evento da Faculdade Anglo-Americano começa quarta-feira (26) e segue até sexta-feira (28)

Noticias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR

Os cursos de Psicologia e Pedagogia da Faculdade Anglo-Americano (FAA) estarão reunidos para a quarta edição da semana acadêmica integrada. Sob o tema “Discutindo a diversidade para acolher a diferença”, o evento começa quarta-feira (26) e segue até sexta-feira (28) no campus da FAA, na Vila A, em Foz do Iguaçu.

A abertura será às 19h30 com a professora Patricia Gassen que fará uma explanação sobre a diversidade e a inclusão social. Em seguida, as turmas de Psicologia irão assistir a uma palestra com Ivania Ferronato, da Fundação Nosso Lar. Ela falará sobre a importância do trabalho no terceiro setor e traçará um panorama da realidade vivida pela entidade. Enquanto isso, os acadêmicos de Pedagogia participarão de duas oficinas, uma sobre a importância dos jogos didáticos e a outra irá abordar a psicopedagogia na educação.

Autismo e Síndrome de Asperger - Durante os três dias serão realizadas 15 atividades, entre palestras, oficinas, eventos culturais e mini-cursos com a participação de aproximadamente 280 estudantes. Na quinta-feira (27), uma palestra irá discutir o autismo, distúrbio cerebral que atinge uma em cada 250 crianças no mundo, segundo pesquisas internacionais. E também a da Síndrome de Asperger, um transtorno da mente semelhante ao autismo e ainda pouco conhecido pela ciência.

Para melhor aproveitamento, parte da programação será dividida. Vulnerabilidade social, arteterapia, transtornos no desenvolvimento infantil, a importância e elaboração de projetos sociais são alguns dos temas escolhidos para o curso de psicologia. Já o curso de pedagogia irá debater a formação de educadores e práticas pedagógicas como literatura infantil como recurso para o ensino e aprendizagem, atividades lúdicas e recreativas na educação especial e as perspectivas da educação especial em Foz do Iguaçu.

De acordo com a professora, Cátia de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia, a proposta é de uma semana acadêmica diferenciada, voltada à formação docente e também dos profissionais de psicologia. “Em todas as atividades teremos a diversidade como pano de fundo que permeará todas as discussões”, explica.

 por:Pauta Comunicação  Terça, 25/05/2010 - 12h03 - Atualizado Terça, 25/05/2010 - 12h03
publicidade

publicidade