Previous slide
Next slide

Embratur discute plano para o turismo de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
A Embratur discute um novo projeto e estratégias para a expansão do turismo em Foz do Iguaçu. A intenção é estabelecer um plano macro para o setor, visando o desenvolvimento de um polo turístico e o fortalecimento da economia da cidade e da região.

O tema foi discutido na última semana entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, e o deputado Alfredo Kaefer. Segundo a Embratur, mesmo já sendo o segundo destino na preferência dos estrangeiros que visitam o Brasil, a ideia é ampliar a vinda desse público, principalmente pelo potencial natural da região.

“Recebemos um milhão e meio de turistas por ano e esse número ainda é pequeno diante da riqueza natural que Foz do Iguaçu oferece. As Cataratas do Niágara, entre Estados Unidos e Canadá, recebem 12 milhões de turistas ao ano e esse volume comparativo demonstra que precisamos investir ainda mais no turismo e em ações de promoção da região”, analisou Kaefer.

Para tanto, Lummertz destacou a importância da continuidade da isenção de visto a turistas estrangeiros para além dos Jogos Rio 2016. “Precisamos manter o fluxo de turistas estrangeiros após o megaevento e a política de dispensa de vistos atrai esse público. Atualmente, a Argentina não exige vistos para os norte-americanos, que optam em conhecer as Cataratas do Iguaçu daquele lado da fronteira. Precisamos avançar na permanência dessa isenção para podermos desenvolver ainda mais o ecoturismo e o turismo de lazer na região”, enfatizou.

O presidente da Embratur ressaltou que a medida beneficiou mais de 74% de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália que estiveram no Rio de Janeiro, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. Segundo o mesmo estudo, 8 em cada 10 estrangeiros acreditam que a medida facilita o retorno ao Brasil. Lummertz sugeriu ainda que uma emenda de promoção da região do oeste paranaense, junto à Câmara dos Deputados, seria interessante para alavancar as ações do turismo.

Por parte do Instituto, também participaram da reunião, realizada na sede da Embratur, em Brasília, o diretor de Gestão Interna, Tufi Michreff Neto, o assessor da Presidência Marcelo Costa e o assessor de Gestão Estratégica do Instituto, Alexandre Nakagawa.

Casa Brasil – Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os cenários naturais e a biodiversidade paranaense são apresentadas ao turista brasileiro e estrangeiro na Casa Brasil, localizada no revitalizado Pier Mauá, região central do Rio de Janeiro.

Na exposição Foz do Iguaçu Experience, os visitantes contemplam a beleza das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu e experimentam a sensação de viajar ao município. A Embratur também promove o destino em feiras internacionais com grandes operadoras de viagens e associações dispostas e interessadas a investir no país.

Previous slide
Next slide