Previous slide
Next slide

Escola Municipal de Foz conquista o primeiro lugar do IDEB no Paraná e sétimo no Brasil

Previous slide
Next slide

A escola municipal João Paulo I, no Jardim Itamarati, em Foz do Iguaçu, foi a primeira colocada no Paraná e sétima do Brasil com a média 8,4 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Os números no ranking nacional apontam que a escola ocupa o sétimo lugar entre as 43.400 mil unidades do país que foram da avaliadas. Uma conquista para o município que alcançou a meta de sair dos 4,8 pontos conquistados em 2007, para 6,2 em 2009.

IDEB   Foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. O resultado do Ideb 2009 foidivulgado oficialmente na segunda-feira (5), pelo MEC- Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Este ano as escolas particulares não participaram do processo de avaliação. Das 46 escolas da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu que possuíam o número exigido de alunos para fazer as provas, 31 alcançaram a média acima de seis. Quinze ficaram com a média entre 5,9 e 5,4. Índices que são comemorados e mostram a qualidade de ensino de primeiro ano à quarta série oferecido pelo município. Com isso Foz do Iguaçu ocupa agora o 18º. Lugar no Paraná, de desempenho no IDEB,  entre os municípios com mais 50 mil habitantes. Em 2007 a cidade era a 118 colocada.

Em todo o Brasil apenas cerca de 6% das escolas públicas do ensino fundamental alcançaram 6,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nota vista como sinônimo de qualidade. Seis é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi adotada pelo MEC como objetivo para ser alcançado no país até 2021. Foz do Iguaçu já se antecipou e está dentro dos parâmetros previstos para daqui a dez anos.

As escolas três primeiras colocadas em Foz do Iguaçu foram a João Paulo I, com 8,4; Pedro Viriato Parigot de Souza e Santa Rita de Cássia, com 7,3 e Altair Ferrais da Silva “Zizo”, com 7,0. As escolas que não alcançaram 6,0 ganharão atenção especial para verificar as dificuldades e investir na superação dos índices. 

Classificação

MUNICIPIO

 Classificação do Paraná

2429 Escolas

Nome da Escola

 
 
 

1

1

PAPA JOAO PAULO

 

2

 

7

PROF. PEDRO V.P.SOUZA

 

SANTA RITA DE CASSIA

 

3

28

ALTAIR F.DA SILVA ZIZO

 

4

 

40

ANTONIO GONCALVES DIAS

 

PRES. GETULIO VARGAS

 

5

 

51

BENEDICTO J.CORDEIRO

 

JOSINETE H.A.SANTOS

 

6

 

67

JULIO PASA

 

BELVEDERE

 

7

 

 

99

PRINCESA ISABEL

 

LUCIA MARLENE

 

ADELE ZANOTTO SCALCO

 

8

 

125

DUQUE DE CAXIAS

 

ERICO VERISSIMO

 

9

 

 

 

 

159

CANDIDO PORTINARI

 

CORA CORALINA

 

IRIO MANGANELLI

 

JARDIM NAIPI

 

10

 

 

 

 

209

ADEMAR MARQUES

 

CARLOS GOMES

 

OLIMPIO RAFAGNIN

 

OSVALDO CRUZ

 

 

11

 

 

 

 

257

CECILIA MEIRELES

 

DIRCEU LOPES

 

GABRIELA MISTRAL

 

VINICIUS DE MORAES

 

TRES BANDEIRAS

 

12

 

 

318

FREDERICO ENGEL

 

JOAO DA COSTA VIANA

 

ELENICE MILHORANCA

 

13

363

VILA SHALON

 

14

 

 

430

AUGUSTO WERNER

 

JOAO XXIII

 

NAJLA BARAKAT

 

15

 

 

 

 

514

ARNALDO ISIDORO

 

MONTEIRO LOBATO

 

SUZANA MORAES BALEN

 

LUIGI SALVUCCI

 

16

 

727

ACACIO PEDROSO

 

JORGE AMADO

 

17

 

 

842

EMILIO DE MENEZES

 

OLAVO BILAC

 

ELOI LOHMANN

 

18

 

 

 

952

JOAO ADAO DA SILVA

 

SANTO RAFAGNIN

 

ROSALIA A.SILVA

 

19

1804

PONTE DA AMIZADE

 

 

Previous slide
Next slide