Previous slide
Next slide

Iguaçuenses vão percorrer 16 mil quilômetros pela América do Sul

Previous slide
Next slide
O estilo de viagem tradicional, com passeios pelos grandes centros urbanos, compras e quartos confortáveis de hotéis nunca esteve entre as preferências do casal Manuela Sanches, 30, e Gabriel Coutinho, 30. Juntos há dois anos e meio, os iguaçuenses sempre optaram por viagens mais radicais e em meio a natureza, daquelas em que basta uma barraca e os acessórios certos para se tornar espetacular.
 

Agora eles se preparam para uma nova viagem, desta vez um pouco mais longa: Serão cinco meses pela América do Sul, passando por cinco países (Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Brasil) e percorrendo aproximadamente 16 mil quilômetros em um Nissan X-Terra 4×4, veículo que eles transformaram em uma mini casa com direito a cozinha, armários e cama de casal.

A viagem deve começar ainda este mês, mas antes de pegar a estrada, Manu e Gabriel farão o lançamento do projeto Local Planet (www.localplanet.com.br), um guia de viagens criado por eles para dar dicas de destinos e rotas no Brasil e no exterior. Através do blog, quem curte aventura também poderá  acompanhar a viagem do casal pela América do Sul.

“O blog nasceu junto com a ideia da viagem, para que pudéssemos trocar informações sobre turismo de aventura, economia colaborativa e jeitos diferentes de viver que não sejam apenas casa e escritório”, conta Manu. A proposta do blog, segundo ela, é mostrar que as coisas são mais acessíveis do que parece e qualquer viagem pode ser feita com planejamento e orientação.

Roteiro – O roteiro foi planejado para que o casal possa fazer o que gosta: curtir a natureza, caminhar, meditar e praticar esportes, como escalada em rocha e surf. Os aventureiros partirão aqui de Foz do Iguaçu – terra natal de ambos – com destino a Argentina. Lá eles cruzarão a fronteira rumo ao norte do país até chegar a Cordilheira dos Andes. Percorrendo a maravilhosa cadeia de montanhas, chegarão ao norte do Chile, onde devem explorar a região de San Pedro do Atacama. Em seguida, viajam para a Bolívia, onde o objetivo é explorar grande parte do país até cruzar para o Peru. No Peru, eles farão caminhadas a 5 mil metros de altitude e irão conhecer  também as praias perfeitas para o surf. Manu e Gabriel voltam ao Brasil entrando pelo Acre e passam pelas chapadas dos Guimarães, dos Veadeiros e Diamantina, além de parte do litoral brasileiro até voltar ao Paraná.

 

“Além dos lugares tradicionais, como Machu Picchu, Salar de Uyuni e Lago Titicaca, queremos conhecer lugares pouco visitados, mas que são incríveis, como a Quebrada de las Flechas na Argentina e as praias do Peru”, explicou Manuela.

Planejamento – A ideia do casal, que planeja a viagem há cinco meses, é desembolsar cerca de  3.500 reais por mês. A base de cálculo inclui combustível, alimentação e passeio. “Em janeiro decidimos e em fevereiro começamos o planejamento. Já estávamos economizando porque queríamos passar um tempo morando fora, assim como muitos amigos fizeram. Mas como o real está valendo muito pouco, e uma viagem para fora da América do Sul custaria muito caro, a opção por viajar aqui pareceu perfeita”, disse Gabriel.

Além da economia dos últimos meses, o casal investiu na compra do carro, uma Nissan X-Terra, adquirida em fevereiro e equipada com tudo o que os dois viajantes precisam. “A estrutura conta com armário, uma cozinha, cama e até sofá. É mais confortável do que esperávamos. A ideia é dormir a maior parte do tempo no carro, mas também ficar em hostels, pousadas e locais do Air Bnb”, esclarece Manuela.

Trabalho – Gabriel é advogado e Manuela é diretora de uma agência de marketing digital em Foz do Iguaçu. Os dois delegaram algumas funções para poder viajar, mas devem se manter na ativa durante a viagem. “Eu vou continuar trabalhando, caçando wi-fi pelo caminho”, brincou Manu. Além disso, ela vai ministrar cursos de marketing digital para pequenos empreendedores por onde passar. O trabalho integra o projeto de economia colaborativa do Local Planet e já acontece em algumas cidades como Foz e Curitiba. “Vamos buscar espaços de coworking pelo caminho e atender autônomos ou pequenos empresários que tenham dúvida sobre a comunicação digital. Tentarei unir o meu lado profissional com as economias de cada região”.

História – Manu e Gabriel sempre gostaram de atividades ao ar livre, principalmente a escalada, e não por acaso os roteiros incluem montanhas, matas, rios e praias. Nestes últimos dois anos eles já perderam as contas de quantas viagens fizeram, mas garantem que mais importante que o destino  é a jornada a seguir.

Quem são eles – Nascida e criada em Foz do Iguaçu, Manuela Sanches é co-fundadora da Local Planet e diretora da Enlink (agência de marketing digital). Pratica escalada em rocha e corrida de rua, é DJ no coletivo Brothas N Sista, fã de fotografia, alimentação saudável e programações culturais.

Gabriel Bungenstab Coutinho é advogado e sócio proprietário do escritório Bungenstab Lavinicki Advogados Associados. Pratica escalada em rocha e em altas montanhas há doze anos. Nasceu em Vitória, no Espirito Santo, mas vive em Foz do Iguaçu há mais de vinte anos.

Lançamento Local Planet

Curitiba
Sexta-feira, 15 de julho
Local: Casa102
Endereço: Alameda Julia da Costa, 102
Horário: 19h30

Foz do Iguaçu
Sábado, 23 de julho
Local: Woodstock
Horário: 14h

Previous slide
Next slide