Previous slide
Next slide

Islâmicos comemoraram ano novo no dia 26 de novembro

Previous slide
Next slide

Curiosos de como os islâmicos residentes em Foz do Iguaçu comemoram o final do ano, entramos em contato com Faisal Ismail, presidente do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu, e o Chaikh Hosni Abdelhamid. Eles nos sanaram que o ano novo comemorado pelo Islamismo foi no dia 26 de novembro, de acordo com o calendário lunar regido pelos seguidores do Profeta Muhammad.

Os seguidores do Islamismo já estão no ano de 1433 regido pelo acontecimento histórico denominado Hégira, confira a entrevista e entenda como funciona:

“Este ano foi no dia 26 de novembro, nós comemoramos o ano de 1433, o ano depois da Hégira do Profeta Muhammad, que a paz esteja com Ele, e esta diferença hoje, é um calendário apenas, mas que é o que vale para a religião islâmica ao invés do calendário romano. Esta mudança de ano acontece após a Peregrinação anual de visita a Mecca, que é um dos cinco Pilares do Islam, e na época que é realizada a Festa do Dia do Sacrifício. Nos estamos no Brasil, um país católico e nós também respeitamos a comeracão do ano novo no dia 01, é uma questão de respeito a todos e desejamos um feliz 2012 para todos”

Faisal M. Ismail, presidente do Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu


“Apesar do nosso calendário a virada do ano já aconteceu no dia 26 de novembro, nós muçulmanos respeitamos o ano novo aqui no Brasil, mas não podemos participar de festas com bebidas e isto é importante ressaltar”

Chaikh Hosni Abdelhamid da Mesquita de Foz do Iguaçu

O calendلrio islâmico

O calendário islâmico, que se baseia no ciclo lunar, foi introduzido pela primeira vez no ano 638 d.C pelo companheiro prَximo do Profeta e segundo califa, ‘Umar ibn al-Khattab (592-644 d.C). Ele tomou essa decisمo, numa tentativa de racionalizar os vários sistemas de datas usados naquela época. ‘Umar consultou seus conselheiros sobre a data de inيcio da nova cronologia muçulmana e finalmente foi acordado que o acontecimento de referência mais adequado para o calendário islâmico era a Hégira. Para a data do inيcio verdadeiro do calendلrio foi escolhido (com base no ano lunar, contando-se para trás) o primeiro dia do primeiro mês (1° de Muharram) do ano da Hégira. O calendário islâmico (Hégira) (com datas que caem dentro da era muçulmana) é normalmente abreviado pela letra H., tirado das línguas ocidentais derivadas do latim, Anno Hegirae. Portanto, 1° Muharram, do ano 1, corresponde ao dia 16 de julho do ano de 622 da era cristo.

A Hégira, que narra a migraçمo do Profeta Mohammad de Meca para Medina, em setembro de 622 d.C., é o acontecimento histَrico central dos primَrdios do Islam e que teve como consequência o estabelecimento da primeira cidade-estado muçulmana, um ponto decisivo na histَria mundial e islâmica. Para os muçulmanos o calendلrio com base na Hégira nمo é sَ um sistema afetivo de contagem de tempo e de datas de acontecimentos religiosos importantes (por exemplo, o jejum e a peregrinação a Meca). Tem uma importância histَrica e religiosa muito mais profunda.

Previous slide
Next slide