Previous slide
Next slide

Latinoware amplia inclusão e lança site com tradução em Libras

Previous slide
Next slide
 
A edição 2016 da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) ampliou a acessibilidade e lançou o site com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de um aplicativo chamado Hand Talk.

O sistema permite que pessoas com deficiência auditiva e dificuldade com a língua escrita tenham uma melhor navegação na página. Com isso, a expectativa é que elas conheçam e participem mais do evento. Neste ano, a Latinoware será nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Segundo os desenvolvedores do Hand Talk, 70% dos surdos têm dificuldade com língua escrita no país. No Brasil, eram 9,5 milhões de deficientes auditivos em 2010, segundo censo do IBGE. “Queremos estar em acordo com a cidadania e a inclusão”, disse Marcos Siríaco, da Divisão de Suporte Técnico de Itaipu e integrante da comissão organizadora da Latinoware.

Em 2015, a Latinoware recebeu 4.259 participantes. Embora não haja números oficiais da participação de surdos, ao longo dos anos eles marcaram presença na conferência, de acordo com Siríaco.

“Algumas instituições presentes na Latinoware têm alunos com deficiência auditiva e gostaríamos que eles continuassem cada vez mais participando da conferência”, disse. Para a próxima edição, as inscrições ainda não foram abertas. Elas serão anunciadas até meados do segundo semestre.

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Previous slide
Next slide