Previous slide
Next slide

Pessuti cria Força Tarefa para atender os municípios atingidos pelas fortes chuvas

Previous slide
Next slide

O governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (26), durante a reunião da Operação Mãos Limpas, a criação de uma Força Tarefa para auxiliar os municípios mais atingidos pelas fortes chuvas ocorridas nos últimos dias. “Nossa atenção hoje está no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em relação às enchentes e alagamentos ocorridos neste final de semana em Curitiba, na Região Metropolitana, e em Francisco Beltrão”, disse. 

Segundo Pessuti, a Força Tarefa contará com a participação da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com as prefeituras dos municípios atingidos, para amenizar o mais rápido possível o transtorno que as chuvas têm causado. “Vamos trabalhar com máquinas e equipamentos para desobstruir canais e rios, e, desta forma, amenizar o transtorno desta intensa chuva que tem ocorrido no Estado”, explicou.
 
De acordo com o governador, o trabalho da Força Tarefa começa imediatamente, apesar de que várias ações já vêm sendo realizadas durante os últimos dias. Pessuti explicou que o coordenador da Defesa Civil, o secretário do Meio Ambiente e o comandante do Corpo de Bombeiros já estiveram pessoalmente nos locais atingidos e iniciaram os contatos com os prefeitos. “Esperamos, a partir de hoje, um trabalho mais intenso destas máquinas e equipamentos, para amenizar o sofrimento das famílias atingidas pelas chuvas”, disse.
 
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Washington Alves da Rosa, explicou que ainda nesta segunda-feira, no período da tarde, haverá uma reunião, juntamente com o secretário do Meio Ambiente, Jorge Calado, e demais técnicos para definir a metodologia de trabalho para ações preventivas na Região Metropolitana de Curitiba, principalmente em Pinhais e Piraquara, que foram os municípios mais afetados. 
 
Segundo ele, será realizada uma patrulha para fazer a dragagem nos rios da região, responsáveis pelos alagamentos. “Faremos o levantamento de áreas de risco, junto às defesas civis dos municípios, para que possamos adotar medidas e pleitear recursos junto à Defesa Civil Nacional e ser beneficiados com algumas obras que evitarão futuras enchentes”, explicou.
 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

Estragos – De acordo com o coronel Washington Rosa, cerca de 30 municípios tiveram algum prejuízo em decorrência das chuvas. “A Defesa Civil, através das suas regionais, está coordenando e dando o apoio necessário à população”, disse. 
 
Durante o final de semana, o Corpo de Bombeiros retirou as famílias que estavam isoladas em suas residências para alojá-las em colégios. “As prefeituras, por meio das comissões municipais de Defesa Civil, prestaram o atendimento necessário e nós fornecemos alimentação, colchões e cobertores aos necessitados”, contou.
Previous slide
Next slide