Previous slide
Next slide

Quenianos dominam a sexta edição da Meia Maratona das Cataratas

Previous slide
Next slide

O frio era o mesmo das edições anteriores, já o percurso era diferente, embora a paisagem fosse bem conhecida dos corredores. Na 6ª edição da Meia Maratona das Cataratas – Troféu 100 Anos Corpo de Bombeiros do Paraná, disputada na manhã de domingo (8), em Foz do Iguaçu, pela primeira vez o trajeto aconteceu inteiramente dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde abriga as Cataratas. Mais de 2.300 atletas participaram da prova, com largada iniciada às 8h, e uma temperatura no momento de aproximadamente 5°C.
 

Fotos: Garon Piceli / Clickfoz
Frio de aproximadamente 5 graus no momento da largada não desanimou os participantes

Com o novo trajeto e temperaturas baixas, os corredores de elite masculina e feminina puderam tirar vantagem e terminar a prova com o menor tempo de todas as outras cinco edições. E mais uma vez o Quênia venceu, tanto entre os homens, quanto entre as mulheres. No masculino, o vencedor foi Ben Kiplimo Mutai, com o tempo de 1h02min03seg. Na segunda e terceira posição, dois atletas da equipe Pé de Vento, com Giovani dos Santos em segundo (1h02min12seg) e Damião Ancelmo de Souza em terceiro (1h02min24seg).

 
Queniano Ben Kiplimo vence a prova com 1:02:03

Na categoria feminina, dobradinha das quenianas Paskalia Chepkorir Kipkoech (1h08min20seg) e Flomena Cheyech Daniel (1h10min01seg), na primeira e segunda posição, respectivamente. Em terceiro lugar, ficou a portuguesa Jéssica de Barros Augusto, realizando a prova em 1h14min28seg. A melhor brasileira no pelotão de elite foi a atleta do Cruzeiro, Roselaine de Souza Silva, na quarta posição e o tempo de 1h15min01seg. A vencedora do ano passado, Dorkas Kiptarus, ficou apenas com a quinta posição (1h15min12seg).

 
Momento em que a queniana Paskalia Chepkorir passa a linha de chagada

A edição 2012 da Meia Maratona das Cataratas foi a primeira a ter a presença da categoria cadeirantes. E coube ao Jaciel Paulino, de 39 anos, ser o primeiro vencedor. Ele já esteve em Foz, participando da Maratona do Sesc. Apesar da vitória, Jaciel disse que teve dificuldades durante a corrida, por conta das baixas temperaturas. “A gente usa uma luva especial para correr, e ela estava escorregando no momento de empurrar a roda. Mesmo eu passando uma cola especial, por conta do frio a cola quebrou, e passou a escorregar, dificultando ainda mais”, disse logo após cruzar a linha de chegada.
 

Fotos: Garon Piceli / Clickfoz
Pódio da elite masculina

 
Pódio elite feminina

 
Pódio cadeirante 

Novo trajeto – Nesta sexta edição da Meia Maratona, pela primeira vez os atletas largaram dentro do PNI, em frente ao Poço Preto. Eles seguiram até o Porto Canoas, já diante das Cataratas, fizeram o retorno, e concluíram pouco depois do portão de entrada do Parque. O Diretor-Técnico da Associação Pro-Correr de Incentivo ao Esporte, Tadeu Natálio, pensava que os tempos pudessem ficar acima dos registrados anteriormente, por ter uma subida próxima à chegada. Mas o que se viu foi exatamente o contrário. “Tivemos tempos maravilhosos, abaixo dos já registrados anteriormente, mas que não podemos considerá-los como recorde, pois o trajeto mudou. A partir de agora serão estes tempos que os corredores terão que tentar superar”, informou. A organização da Meia Maratona das Cataratas distribuiu R$ 60 mil em premiação, entre os cinco primeiros do pelotão de elite, masculino e feminino.

FOTOS: Em nosso Facebook você encontra a cobertura fotográfica completa da Meia Maratona das Cataratas.

Previous slide
Next slide