Previous slide
Next slide

Reni Pereira pede à Justiça Federal para fiscalizar o Ibope no Paraná

Previous slide
Next slide

O deputado estadual Reni Pereira (PSB), prefeito eleito de Foz do Iguaçu no último domingo (7), pediu à Justiça Federal para investigar as pesquisas eleitorais promovidas pelo Ibope no Paraná. Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, Reni denunciou a manipulação dos levantamentos que acabam de alguma forma influenciando diretamente nos resultados das urnas.

O pedido de Reni tem como base sua própria experiência no pleito em Foz. No sábado (6), menos de 12 horas antes de iniciar a votação, a RPC/TV divulgou resultado da pesquisa Ibope, dando a vitória com margem de 10% na eleição, ao candidato do PCdoB, Chico Brasileiro. "Na apuração dos votos, fiquei com mais de 7% na frente do meu adversário", relatou o deputado.

"Não sei se houve benefício financeiro ao Ibope, ou qualquer outro tipo de benefício, mas que houve benefício, isto não tem dúvida", disparou Reni. "Quem tem que influenciar o resultado da eleição é a população através do voto, não institutos de pesquisas", completou.

O prefeito eleito de Foz informou que a Justiça Federal deverá fazer uma investigação sobre todos os questionários da pesquisa que se mostrou totalmente contraditória ao resultado do pleito. "Teve gente que foi entrevistada pelos pesquisadores do Ibope às 18h de sábado, não daria sequer tempo de computar a opinião que foi ao ar logo após", disse.

De acordo com Reni, a pesquisa do Ibope deixou surpreso inclusive o seu adversário. "Nem ele acreditou naquilo, um erro de quase 18%". O deputado fez questão de isentar os adversários, partidos e a própria RPC, que contratou a pesquisa. "Espero que a emissora rompa o contrato com o Ibope para varrer do nosso Estado este instituto".

O deputado falou ainda que tem preocupação com as pesquisas que poderão influenciar as eleições em cidades importantes do Paraná, onde haverá segundo turno. No pronunciamento, Reni falou que já conversou com representantes dos partidos aliados e adversários, para aparar as arestas. "Agora temos que trabalhar pelo futuro de Foz do Iguaçu". 

Previous slide
Next slide