Previous slide
Next slide

Semana Cultural Indígena 2009 acontece no próximo final de semana

Previous slide
Next slide

 

Que tal saber mais sobre as danças, artesanato, medicina natural e outros costumes dos índios guaranis da região Oeste do Paraná? Pois quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura indígena tem uma ótima oportunidade a partir do próximo sábado, 4 de abril. É quando começam as atividades da Semana Cultural Indígena 2009, evento que mobiliza as reservas que recebem o apoio técnico e financeiro da Itaipu: Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã, em Diamante d’Oeste, e Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu. O convite é aberto a todos. Basta agendar e pagar R$ 3 para a associação indígena no local.

A Itaipu – por meio do Comitê Gestor Avá Guarani, do Programa de Sustentabilidade das Comunidades Indígenas – apoia a iniciativa. “Um dos pilares desse trabalho é o fortalecimento da cultura indígena por meio de eventos como esse”, explica a gerente da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD) da Itaipu, Marlene Curtis.
     
A Semana Cultural Indígena é a única época do ano em que as três reservas são abertas para visitas. “Ela é organizada pelas próprias comunidades, com a participação de vários parceiros em comemoração do dia 19 de abril, Dia do Índio, quando naturalmente há uma maior procura sobre as atividades indígenas”, afirma Marlene. De acordo com a gerente, a cada ano os índios melhoram as atividades dos anos anteriores e integram as três comunidades.

Participar das atividades da semana cultural e comprar um artesanato são formas de contribuir com a sustentabilidade das comunidades indígenas. Confira, abaixo, a programação:

04 de abril de 2009
Caminhada na Natureza – Circuito Avá-Guarani
Reserva Indígena Tekoha Añetete – Diamante d’Oeste

14 a 17 de abril de 2009
8ª Semana Cultural Indígena
Reserva Indígena Tekoha Ocoy – São Miguel do Iguaçu   

14 a 17 de abril de 2009
3ª Semana Cultural Indígena
Reserva Indígena Tekoha Añetete e Tekoha Itamarã – Diamente d’Oeste

Atrações: Apresentações culturais das tradições, danças, medicina natural e venda de artesanato indígena. (Ingresso: R$ 3,00.)

Previous slide
Next slide