Previous slide
Next slide

Terreno do Marco das Três Fronteiras recebe terraplanagem

Previous slide
Next slide
As obras de revitalização e construção do parque temático no lado brasileiro do Marco das Três Fronteiras já começaram. No último dia 14, o local que abrigará o Complexo Turístico Espaço das Américas recebeu os primeiros serviços de terraplanagem.

O novo empreendimento, que está por conta da Cataratas S/A desde junho deste ano, promete ser um dos melhores atrativos do país, segundo o prefeito Reni Pereira. A expectativa é que a revitalização do espaço possa aumentar a permanência de turistas na cidade. Esse tempo a mais terá um reflexo muito importante nos setores de hospedagem, gastronomia e comércio em geral. 

“Estamos abrindo um novo ciclo de crescimento e integração da Tríplice Fronteira. É um novo marco para Foz do Iguaçu, é a valorização da nossa história, oportunizando o desenvolvimento do turismo. Estamos realizando ações estratégicas para que problemas se transformem em soluções de desenvolvimento com geração de emprego e renda. Sem dúvida este será um dos melhores atrativos turísticos do Brasil”, disse o Prefeito Reni Pereira.

A revitalização do local, resgatará os aspectos históricos e culturais de nossa região. Uma considerável área ganhará uma vila de entretenimento inspirada nas Missões Jesuíticas. Serão realizadas instalações cenográficas históricas para resgatar e celebrar a arquitetura dos antigos povoados indígenas. Será proporcionado aos visitantes uma justa condição para interagir e apreciar um novo espaço, uma nova experiência. O projeto integrará o Marco das Três Fronteiras e o Espaço das Américas a uma série de atrações para valorizar a cultura e a história da região. 

De acordo com o Gerente-Geral da Cataratas do Iguaçu S.A,Adélio Demeterko, a revitalização será realizada por etapas, esta é a primeira. Até dezembro deste ano, algumas obras de infraestrutura deverão ser entregues, como o estacionamento, o início da construção do portal de entrada, pisos, banheiros e comércio, como bar, loja de souvenires, serviços de alimentação e bebida e área de apoio ao visitante com informação turística.

 

Na sequência, serão continuadas as outras estruturas, como o centro de recepção de visitantes, bilheterias, áreas de apoio, a vila dos jesuítas, com a temática das missões jesuíticas, um parque com atrações infantis, um parque com esporte de aventura, construção de três torres temáticas, e, também a revitalização do espaço das Américas que se tornará um espaço de gastronomia. 

Demeterko informou que mesmo com as obras iniciadas no local, a visitação não será interrompida. “O objetivo é fazer um planejamento e executá-lo de forma que as pessoas que queiram visitar o local possam fazer isso, sem problemas”, concluiu.

O investimento está orçado em R$ 27 milhões. A obra completa deverá ser entregue em 2017. Implantação de novos serviços:

• Vila de entretenimento – Com elementos cenográficos históricos que resgatam e celebram a arquitetura das antigas Missões Jesuíticas, a vila terá o objetivo de provocar um reencontro com os desbravadores da região.

 • Torres temáticas – Serão três torres de composição paisagística representando as três nações que formam a Tríplice Fronteira, com mirantes de observação, ligadas entre si por passarelas aéreas que configurarão uma trilha alternativa.

• Projeção na água – O projeto terá um sofisticado sistema de iluminação e projection mapping sobre uma superfície de jatos de água a ser realizado no rio ou no espelho d’água que circunda o Obelisco da Tríplice Fronteira.

• Trilhas – Os visitantes ganharão um circuito terrestre de visitação com espaços expositivos de comunicação com conteúdo de cunho histórico da região.

• Memorial Cabeza de Vaca – Será instalado um museu que registrará e narrará a emocionante história desse importante personagem para a região fronteiriça. 

• Espaço das Américas – O empreendimento será todo revitalizado. Será uma instalação para celebrar o encontro de pessoas que oferecerá atrações de lazer, gastronomia, cultura, convivência e contemplação. 

• Píer – O serviço atenderá tanto turistas que desejarem fazer um passeio de barco pelas imediações como também moradores da região que quiserem atracar os barcos no local.

• Série de serviços – O turista irá dispor de serviços de fotografia; estacionamento; pontos de apoio e atendimento aos visitantes; banheiros; área de exposição; guarda-volumes e deque de observação. 

Previous slide
Next slide