Previous slide
Next slide

Unila recebe trailer de testagem de HIV em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

A partir desta sexta-feira (5), a população de Foz do Iguaçu e região contará com um novo local para fazer testes rápidos de HIV. É a unidade móvel do projeto “A Hora é Agora – Testar nos Deixa mais Fortes”, implantado pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura municipal, a Fiocruz e o CDC Brasil.Curitiba, 05/08/2016.Foto: Divulgação SESA

O trailer de testagem rápida de HIV que está em Foz do Iguaçu desde o começo de agosto será estacionado, a partir de amanhã,m 31, em outro ponto da cidade. Depois de três semanas na Praça do Mitre, na região central, a unidade móvel agora vai atender aos estudantes da Unila – campus Jardim Universitário (antigo prédio da Uniamérica). A meta é manter os testes rápidos no local durante todo o mês de setembro, sempre às quartas e quintas-feiras, das 17h às 21h.

A unidade móvel, equipada com dois laboratórios, faz parte do projeto A Hora é Agora – Testar nos Deixa mais Fortes, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA), Fiocruz e CDC Brasil. Desde que foi trazido a Foz, em 5 de agosto, o serviço itinerante já atendeu a 267 pessoas, sendo 43 da população-chave (jovens gays e homens que fazem sexo com homens), com três diagnósticos positivos.

Inicialmente, a testagem seria oferecida às sextas e sábados, mas os profissionais de saúde envolvidos no projeto na fronteira alteraram as datas devido a baixa procura. “No fim de semana, as pessoas saem para se divertir e não se interessam pelo serviço, mas com a mudança para dias de semana, temos alcançado um público maior, especialmente da população-chave”, explicou Regina Gomes, que atua como ponto focal. Mesmo assim, o índice é considerado baixo. “A média da população chave em relação ao total de testes é de 16%, mas estamos trabalhando para chegar a 25%”, revelou.

O projeto A Hora é Agora foi lançado em Curitiba em 2014 e no ano seguinte realizou 2,6 mil testes rápidos. Indivíduos do público-alvo com resultado reagente já realizam o exame CD4, que verifica o grau de imunidade do paciente. A unidade móvel deve permanecer em Foz por um ano.

Previous slide
Next slide