Previous slide
Next slide

Você vai se surpreender com estas histórias da Meia Maratona das Cataratas

Previous slide
Next slide

Que três mil atletas participaram da oitava edição da Meia Maratona das Cataratas no último domingo (14) em Foz do Iguaçu, isso você já sabe, não é mesmo?

Mas, e as histórias destas pessoas, como se prepararam físico e psicologicamente para enfrentar esta prova nada fácil de quase 22 quilômetros? Bem, em meio a três mil personagens que com certeza, renderiam matérias incríveis, encontramos alguns exemplos bem bacanas.

Foto: Rafael Guimarães/Clickfoz
Em frente a um dos maiores cartões postais de Foz do Iguaçu, Marcelo (azul) e André (laranja), fazem pose para a foto

Vamos começar pelo atleta 2842. Esta era a numeração do gerente de vendas da Loumar Turismo, André Vinícius Teixeira. Iniciante, André começou a treinar em novembro de 2013 apenas pela admiração ao esporte e para melhorar o seu condicionamento físico. Ainda nem imaginava participar de uma prova de alto nível. “Esta foi a minha primeira vez em qualquer competição. Eu trabalhei na operação de transportes na edição passada da Meia Maratona e também na organização das edições anteriores da Iguassu Night Run. Comecei por um misto de vontade pelo esporte e também vontade de melhorar a minha condição física. Então comecei a treinar sem muita pretensão”, disse o gerente.

Foto: Rafael Guimarães/Clickfoz
André, mesmo cansado, resgata forças para completar o trajeto. "Meu filho está lá me esperando"!

Mas, aos poucos o sonho de competir foi se tornando realidade. Após um tempo treinando apenas por hobby, as inscrições para a Meia Maratona foram abertas e aí, veio à decisão. “Esta corrida era no mínimo, o dobro do que eu vinha treinando. Mesmo assim, tracei um plano e fui aumentando gradativamente. Só que no último treino antes da prova eu tinha conseguido fazer apenas 15 km. Então, eu sabia que teria 6 km para fazer no coração. E foi o que eu fiz! Os últimos 3 km eu completei chorando”, lembra André. 
 

Foto: Arquivo Pessoal
Vinícius de seis anos, fez questão de acompanhar o paizão nos momentos finais da prova

Porém, a cada lágrima que escorria dos olhos dele, a certeza que faltava menos uma passada para reencontrar o grande incentivador de tudo isso. “Eu tinha um sonho na minha cabeça de terminar uma prova destas e mais ainda, eu queria muito dar este exemplo para o meu filho. Eu pedi para que a minha mãe o levasse no dia do evento, para que ele chegasse os metros finais comigo e foi o que aconteceu. Não tive como não me emocionar, eu chorei igual a uma criança. Mas, saí de lá com a alma lavada por ter chegado a este nível de condicionamento”, completou. 
 

Foto: Arquivo Pessoal
Vinícius fez questão de colocar a medalha no pai André após a chegada da prova

 
Já o atleta 2061 é um veterano nesta prova. O empresário Marcelo Valente, correu todas as Meias Maratonas de Foz do Iguaçu. “Eu coloquei como meta de vida correr esta prova, por ser diferenciada, por chamar tanta à atenção das pessoas de fora. Tive a felicidade de estar lá todos os anos e de completar todas as edições com méritos”, explicou o empresário. 
 

Foto: Rafael Guimarães/Clickfoz
No fim da prova, Valente posa para foto. E nem parece que acabou de correr quase 22km!

 
Além destas oito edições da Meia, Valente leva em seu currículo cinco maratonas. E a bagagem adquirida ao longo de tantas provas, ele faz questão de compartilhar com os demais. “Eu sempre procuro levar um estreante comigo. E é muito bacana ver a ansiedade deles. Esta é uma das meias maratonas mais difíceis do mundo. Por isso, acredito que a experiência de poder auxiliar os mais jovens a dosar energia para completar a prova é fundamental e tudo isso somente a experiência vai dando”, comentou Valente.
 

Foto: Arquivo Pessoal
Em ordem, aqui estão todas as medalhas das oito edições as quais Valente participou

“A lição mais importante que eu procuro passar para os meus filhos e para os meus colaboradores é que é preciso ter perseverança para correr atrás dos nossos objetivos. Terminei esta prova e já estou pronto para a nona edição”, finaliza Marcelo.

André Vinícius Teixeira completou a prova em 2h17 sendo o 224º iguaçuense a cruzar a linha de chegada e o 1427º no geral. Marcelo Valente terminou em 2h20, ficou na 231º colocação entre os atletas de Foz do Iguaçu e em 1478º na categoria geral. 
 

Previous slide
Next slide