Previous slide
Next slide

Foz recebe 2º Simpósio de Trauma e Emergência da Tríplice Fronteira

Previous slide
Next slide


Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio de Trauma e Emergência da Tríplice Fronteira, que será realizado no dia 19 de agosto, no auditório da Unila – Jardim Universitário. Os interessados em participar do evento devem inscrever-se na página do simpósio (goo.gl/ero8uv). O evento é uma realização da Liga Universitária de Trauma e Emergência (LUTE) da Unila.

“Iremos trabalhar o tema central, que é o sintoma da dor torácica, a partir do ponto de vista de outras especialidades, com abordagem pneumológica, cardiológica e gastroenterológica”, explica o estudante de Medicina da Unila e um dos diretores da Liga, Wesley Schrenk. Além de palestras, o evento conta com quatro workshops: nós e suturas, acesso venoso periférico, instrumentação cirúrgica e vias aéreas avançadas – intubação.

Entre os palestrantes marcam presença os docentes da UnilaFlávia Trench, médica do SIATE; Luiz Fernando Zarpelon, coordenador do curso de Medicina; Wilma Nancy Campos Arze, médica ginecologista; e Carlos Eduardo Ficht de Oliveira, médico cirurgião.

Liga Universitária

A Liga Universitária de Trauma e Emergência da Unila surgiu em 2016, junto com outras ligas de especialidades médicas diversas. Integram as ligas, sobretudo, acadêmicos de Medicina, além de docentes que atuam como supervisores. As Ligas contribuem para que os estudantes aprofundem-se em determinadas áreas médicas do seu interesse e realizem atividades de formação complementar e, ainda, propiciam uma atuação com a comunidade.

Os estudantes integrantes da Liga reúnem-se semanalmente para aprofundar e debater temas da área médica de Trauma e Emergência. Na parte de extensão, a LUTE atua com o projeto “Pequenas ações salvam vidas”. “Nesse projeto, ensinamos pessoas da comunidade a reconhecerem e a fazerem a reanimação cardiopulmonar (RCP), que é a massagem cardíaca. Na pesquisa, desenvolvemos artigos e pôsteres para apresentação em eventos científicos. Geralmente, utilizamos dados obtidos nos treinamentos com a comunidade”, explica a estudante de Medicina da Unila e uma das integrantes da Liga, Caroline dos Santos. Ela lembra que, no dia 27 de agosto, os estudantes irão participar de um evento intitulado Dia Nacional do RCP, no qual todas as ligas de trauma e emergência do Brasil ensinam a reanimação cardiopulmonar para a comunidade.

Previous slide
Next slide