contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Funcionários de Itaipu participam do Ironman neste final de semana Prova reúne 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida

Prova reúne 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida


Por: Leca

Publicado em:

 
Os empregados de Itaipu terão dois representantes na próxima etapa do Ironman 70.3, a mais importante competição de longa distância de triatlo do mundo, que ocorre neste sábado, 30, em Foz do Iguaçu.
     
Eron Marcio Nyznyk, da Divisão de Manutenção Eletrônica, e Alan Douglas Lucatto, da Divisão de Segurança da Central, vão enfrentar o desafio de nadar, pedalar e correr os mais de 100 quilômetros da prova.

Foto: JIE
Eron Marcio Nyznyk e Alan Douglas Lucatto, os dois representantes de Itaipu no Ironman

Será um desafio e tanto – e inédito para os dois colegas. Alan começou a disputar triatlo há apenas dois anos, nas olimpíadas internas da Segurança Empresarial e também nas etapas locais do campeonato paranaense. Mas foram provas mais curtas – o chamado short triathlon, com 750 metros de natação, 20 quilômetros de bicicleta e 5 quilômetros de corrida.

Nadador experiente, Eron também começou a praticar o short triathlon há pouco tempo e, desde o ano passado, participou de duas competições promovidas pelo Sesc em Caiobá, no litoral do Estado.
     
Mas nem Alan, nem Eron enfrentaram até hoje um desafio tão radical como o Ironman 70.3 – com seus 1,9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de bike e 21,1 quilômetros de corrida.

 
“Vai ser uma prova muito difícil. Estou esperando terminar em cinco horas e meia. Seria um tempo excelente para um atleta amador”, estimou Alan, que há 16 semanas se prepara para a prova, adaptando o horário de treino aos turnos de trabalho na usina. “É necessário uma logística tremenda porque a cada cinco dias eu trabalho em um horário diferente”, comentou.
    
Segundo ele, o fato de a prova ser na cidade – e boa parte dela dentro da usina de Itaipu – ajuda na hora de definir a tática. “Dá a vantagem de conhecer o percurso, saber em que ponto dá para segurar ou acelerar um pouco mais. Vou tentar me aproveitar disso”, revelou Alan.

No quintal de casa
    
Eron disse que já planejava participar de provas mais longas de triatlo, mas não imaginava que a oportunidade surgiria tão cedo. “É uma chance de competir no quintal de casa [em Foz do Iguaçu]. Então não dá para deixar escapar”, comentou.

Foto: JIE
Eron Nyznyk em prova de bicicleta. No sábado, vai ter de pedalar, nadar e correr.

    

Nos últimos nove meses, ele mudou a rotina de treinos para chegar bem à competição: durante a semana, treinava duas vezes por dia, de manhã e à tarde, com um treino no sábado e outro no domingo. “Eram de 12 a 13 horas por semana e, a cada três semanas, dava uma descansada”, relatou.
     
Agora, Eron conta que chegou à fase do “polimento”, ou seja, “manter o motor ligado para que ele não morra na prova”. “Nesta semana é só atividades para dizer ao corpo que ele está pronto e que vou abusar dele no sábado”, comparou.
 
Como vai ser
    
A etapa de Foz do Iguaçu do Ironman 70.3 terá largada prevista para as 9h30, no Iate Clube Lago de Itaipu (Icli), com o primeiro percurso (1,9 km de natação) dentro do Lago de Itaipu.
    
Em seguida, os atletas percorrerão de bicicleta os 22 quilômetros do Icli até a entrada da usina hidrelétrica de Itaipu. Dentro da usina, serão dadas três voltas em um percurso de 22,7 quilômetros cada, totalizando os 90 quilômetros.

    
A última parte da prova (os 21 quilômetros de corrida) será feita toda dentro de Itaipu, com uma única volta saindo da barreira de controle, na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV).
     
De acordo com a organização, mais de mil atletas do Brasil e do exterior estão inscritos. A etapa de Foz vai distribuir US$ 50 mil em prêmios e garantirá 35 vagas para a etapa mundial do circuito, no ano que vem – o Ironman 70.3 World Championship 2015.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz