contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Fundação Cultural e Ministério da Cultura realizam oficina em Foz do Iguaçu Encontro oferece capacitação para o edital voltado a produtores culturais negros

Encontro oferece capacitação para o edital voltado a produtores culturais negros


Por: Leca

Publicado em:

 
 
Oficina em Foz do Iguaçu será em 11 de março, às 14h
 
Com o objetivo de estimular o trabalho de criadores e produtores culturais negros, o Ministério da Cultura (MinC) mantém cinco editais de seleção de projetos que contam com R$ 9 milhões em prêmios. A seleção, que permanecerá aberta até o dia 25 de março, abrange as linguagens de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica. 
 
Para capacitar, orientar e esclarecer dúvidas aos interessados em participar deste processo de seleção, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e o MinC irão promover uma oficina no dia 11 de março, às 14 horas, na Sala de Exposições Antonio Cabral de Mendonça. Mesmo focado na temática proposta pelos editais, o encontro é aberto a participação de todas as pessoas dispostas a trocar de ideias e pensar em novas parcerias em torno da produção cultural iguaçuense. 
 
O presidente da Fundação Cultural, Alexandre Freire, ressalta a importância da participação de todos os produtores na oficina. “Mesmo focado na temática proposta pelos editais, o encontro é aberto a participação de todas as pessoas dispostas a trocar de ideias e pensar em novas parcerias em torno da produção cultural iguaçuense. 
 
As inscrições para a oficina são gratuitas e estão sendo realizadas de forma antecipada, através do telefone (45) 3521-1308, 3521-1309 ou pelo e-mail fundacaoculturalfoz@hotmail.com.
Como explica Arinha Rocha, integrante da assessoria de cultura da Fundação Cultural, os cinco editais combinam a promoção de ações afirmativas e de democratização da produção artística em todo o país. “A intenção é estimular a participação dos artistas e criadores negros para que estes possam amplificar as iniciativas que já são realizadas, iniciar novos projetos e difundir esses trabalhos para toda a sociedade”, conclui Arinha. 
 
Podem participar da premiação, produtor ou artista que se auto-declare negra ou negro, maior de dezoito anos e que atue nos segmentos de teatro, cinema, literatura, pesquisa de bibliotecas, artes visuais, circo, música ou dança. “Todas estas opções constituem formas de contribuir para que aos produtores e artistas negros tenham oportunidade de acesso a condições e meios de produzir, expressar e manifestar a sua criatividade e suas referências culturais”, enfatiza Arinha. 
Além do MinC, o edital de seleção de produtores culturais negros conta com participação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte)  e a Fundação Cultural Palmares (FCP). O processo seletivo atende a disposições do Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e do Estatuto da Igualdade Racial, que preconizam a oferta de mecanismos públicos para o acesso e a produção da população negra brasileira. 
Os segmentos artísticos e culturais contemplados pelos editais estão distribuídos em “Curta-Afirmativo”, que irá selecionar seis curtas-metragens inéditos, “Arte Negra”, contemplando trinta e três projetos em teatro, artes visuais, circo, dança, música e preservação da memória, “Autores Negros”, que formalizará parcerias para projetos editoriais na forma de coedição, “Pesquisadores Negros”, que irá conceder até vinte e três bolsas para pesquisadores negros, e os “Pontos de Leitura”, que prevê a seleção de um projeto que tenha por objetivo a implantação de vinte e sete pontos de leitura. 

O portal do Ministério da Cultura oferece a íntegra de todos os editais e outras informações sobre os editais lançados, através do endereço www.cultura.gov.br.

 
SERVIÇO
Oficina Editais Produtores Negros
Quando: 11 de março, às 14 horas
Onde: Sala de Exposições da Fundação Cultural. 
Inscrições gratuitas.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz