contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Fundo Iguaçu entrega projeto da nova pista do aeroporto de Foz Presidente da Infraero, Gustavo do Vale, prevê que as obras possam começar já no segundo semestre de 2016

Presidente da Infraero, Gustavo do Vale, prevê que as obras possam começar já no segundo semestre de 2016


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse que já no começo do segundo semestre de 2016 devem ter início as obras da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Ele fez essa previsão ao receber na manhã desta quinta-feira, 11, em Brasília, os projetos de engenharia da nova pista, elaborados pelo Fundo Iguaçu, juntamente com os estudos de impacto ambiental (EIA/Rima) do empreendimento e o levantamento topográfico do sítio aeroportuário, assim como os projetos de terraplenagem, geométrico, drenagem, elétrico e balizamento do novo sistema de pistas.

Foto: André Piccinini
Reunião aconteceu em Brasília nesta quinta-feira, 11

Os documentos foram entregues pelo presidente do Fundo Iguaçu e superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, que estava acompanhado da procuradora do município, Letizia Jimenez Abbate Fiala, e do empresário Guilherme Paulus. Além de Gustavo do Vale, participaram da reunião os demais diretores da Infraero e também técnicos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. À tarde, Piolla e Guilherme Paulus estiveram no Palácio Jaburu, onde foram recebidos pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e também pelo presidente da República em exercício, Michel Temer.

O projeto da nova pista tem custo estimado de R$ 276 milhões, mais as desapropriações – calculadas em cerca de R$ 15 milhões. Os recursos devem provir do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), segundo o presidente da Infraero. Em contato com o ministro Eliseu Padilha, Piolla e Paulus também conversaram sobre a possibilidade de o governo federal incluir o aeroporto de Foz do Iguaçu no programa de concessões, para possibilitar uma Parceria Público-Privada (PPP).

Bom exemplo – O presidente da Infraero, ao receber o projeto, elogiou a iniciativa de Foz do Iguaçu, considerando ser “um exemplo de como a comunidade pode, junto com a Infraero, projetar aeroportos, dentro do conceito ‘bom para a Infraero, melhor para a comunidade’”. Ele disse que a Infraero, a partir de agora, vai aprovar o orçamento, buscar os recursos e dar início às obras, num prazo que ele calcula em cerca de um ano.
 

Foto: André Piccinini
Este é o projeto que deve ser implantado no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

Gustavo do Vale disse que a nova pista se justifica por três razões principais: permitir o aumento do tráfego, já que o Aeroporto de Foz do Iguaçu é um dos que mais crescem no Brasil, tanto pela movimentação de turistas quanto por sua localização; por questão de segurança (“com duas pistas, o aeroporto é mais seguro em todos os aspectos”); e para que o aeroporto “não fique refém de uma pista só”. Ele lembrou que o aeroporto de Campinas, em 2012, ficou fechado por três dias, porque um avião cargueiro ficou preso na única pista, prejudicando mais de 500 mil pessoas. “A meta é ter duas pistas em todos os nossos aeroportos”, completou.

Pelo projeto do Fundo Iguaçu, a nova pista do aeroporto será paralela à atual e terá 3 mil metros de extensão por 45 metros de largura. Com a nova pista, o aeroporto, que já neste ano deve superar 2 milhões de passageiros – novo recorde histórico -, aumentará sua capacidade para receber entre 4 e 6 milhões de passageiros anualmente. A pista atual ficará como taxiway. Com a ampliação, o aeroporto “poderá atender sua vocação internacional, tornando-se um hub do Mercosul e dos países andinos, com voos diretos para a Europa, Estados Unidos e Caribe", segundo Piolla.  

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz