contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Gerenciando projetos


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 Coluna sobre empreededorismo Empresa Jr.-PTI

Gestão de projetos é a aplicação de conhecimento, práticas e habilidades na elaboração de um conjunto de atividades inter-relacionadas para atingir um objetivo pré-estabelecido, através de recursos humanos e tecnológicos.

 

Mas afinal o que é um projeto? – De acordo com o PMI (Project Management Institute), uma referência em instituição profissional na área de gerenciamento de projetos, a definição de projetos em síntese é: “projeto é um empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único”.
 
O gerenciamento de projetos é a arte que auxilia no aprimoramento e atribuição de valor para o projeto. Seu foco é a redução dos riscos e do custo, o aumento na qualidade, a criação de um escopo claro e abrangente em um curto prazo.
 
Porém, a realização eficiente em cada etapa de um projeto não é suficiente caso não se enquadre com o resultado esperado. Há uma frase que retrata bem esta situação: “a operação foi bem sucedida mas o paciente morreu”. De nada adianta o gerente de projetos concentrar-se somente na execução e não entregar o resultado esperado ao cliente.
 
Como mensurar se um projeto é bom ou não? O sucesso de um projeto está ligado exclusivamente a sua realização dentro do prazo, do nível de qualidade esperado, orçamento e se atendeu as condições do cliente e dos “stakeholders”. Quando há sucesso, pode-se dizer que o projeto obteve valor pois alcançou todas suas estimativas e supriu suas diretrizes.
 

Dicas para um bom gerenciamento de projetos:

 

1. Monitore o desempenho do projeto

Monitore com maior freqüência possível todos os fatores que contribuem para um bom resultado como a redução do custo, melhoria da qualidade e atendimento do prazo. Registre no escopo do projeto quais as expectativas esperada na qualidade e na variação de custo e prazo.
 

2. Faça reuniões periodicamente

Faça reuniões com sua equipe e com o cliente apresentando o desempenho. Registre sempre os eventos de acompanhamento e utilize-os como base para na próxima reunião.
 

3. Mantenha a equipe motivada

A motivação é um fator que afeta diretamente o desempenho do projeto. Quanto maior a motivação da equipe, maior é a contribuição de cada colaborador no projeto e a produção de produtos de mais qualidade em menos tempo. Elogie, dê prêmios pelos ótimos resultados. Diversos problemas deixarão de ocorrer pelo simples fato de ter uma equipe motivada.
 

4. Gerencie os riscos do projeto

Durante todo o projeto você gerencia riscos. Todo projeto tem o seu risco. Portanto, identifique todos os possíveis riscos que possam afetar o projeto e determine possíveis soluções. Tenha sempre uma visão sistêmica do projeto.
 

5. Seja imparcial

Ouça, analise e interprete as opiniões dos stakeholders. Identifique as necessidades e obtenha dados consistentes para que reforce suas conclusões. Muito cuidado na hora da tomada de decisão. 
 
Algumas ferramentas nos auxiliam para a elaboração de cada etapa e para o questionamento de necessidades do projeto, eis que são:
 
PMBOK (Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos publicado pelo PMI)
 
Microsoft Project (software de Gestão de Projetos)
 
Primavera (software de Gestão de Projetos)
 
DotProject (software de Gestão de Projetos)
 
ProjectBuilder (software de Gestão de Projetos)
 
Streber (ferramenta para gerenciamento de projetos em formato wiki, em php5)
 
Alguns filmes também retratam sobre o tema:
 
Vôo da Fênix, “The Flight of the Phoenix” (2004)
Uma saída de Mestre, “The Italian Job” (2003)
 
A excelência no gerenciamento em projetos é, e muito, trabalhosa. A preocupação que mais afeta o gerente de projetos são as mudanças não previstas. Pense, que o gerente de projetos deve resolver os problemas mesmo com as mudanças, então, enfrente-as e dedique-se integralmente para a máxima eficiência utilizando seu conhecimento.
 
“Conhecimento é Poder” (Michael Foucault)
 
 
*Wagner Dantas
Diretor Administrativo e Financeiro
(45) 3576-7096 
atendimento@crescerjunior.com.br
 

 

 

Empresa Junior é uma associação sem fins lucrativos criada por um ou mais cursos de qualquer universidade para prestar serviços na área de estudo com um preço acessível e foco no desenvolvimento do acadêmico e da universidade

 

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz