contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Gestão integrada dos órgãos de segurança diminui homicídios em Foz do Iguaçu Para o secretário de Segurança Pública do Paraná, a queda do índice é um dos reflexos da parceria entre órgãos de segurança

Para o secretário de Segurança Pública do Paraná, a queda do índice é um dos reflexos da parceria entre órgãos de segurança


Por: Leca

Publicado em:

 

 
Foto: JIE
Reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira reuniu diversas instituições que atuam na região

 

A maior integração entre os diversos órgãos de segurança federal, estadual e municipal que atuam em Foz do Iguaçu está contribuindo para a redução da criminalidade na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. O número de homicídios caiu 37% no primeiro bimestre de 2013, na comparação com os dois primeiros meses de 2012.
     
Para o secretário de Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques, a queda do número de homicídios é um dos reflexos diretos dessa parceria. A avaliação foi feita nesta quinta-feira (28), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, que reúne diversas instituições, como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Itaipu Binacional, entre outras.
    
O encontro aconteceu na sede da Guarda Municipal de Foz. O chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Carlos Roberto Sucha, e seu suplente, Francisco Ronald Rocha Fernandes, representantaram a Itaipu. 
 
Foto: JIE
Secretário Cid Vasques e Reni Pereira: hora de apresentar resultados concretos

 

Na opinião do secretário, a reunião foi emblemática, pois, passados quase dois anos desde sua criação (pelo Decreto Federal 7.496 e Decreto Estadual 1.192), o gabinete começa agora a apresentar resultados práticos. “Não há dúvidas de que a integração entre as forças policiais já existe. Porém, os problemas de fronteira são complexos. Agora, esperamos resultados positivos em cada uma das cinco câmaras temáticas que foram criadas dentro do gabinete”.
 

Foto: JIE
Sala de monitoramento permite acompanhar 124 câmeras espalhadas pela cidad

 

As cinco câmaras tratam especificamente do combate ao tráfico de drogas, redução do contrabando de armas, inteligência, integração de forças e a elaboração e acompanhamento de indicadores de criminalidade na fronteira.
   
O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, que também participou da reunião, ressaltou que a integração agora passa a acontecer também com o espaço físico oferecido pela Guarda Municipal. “Nosso compromisso com o Ministério da Justiça e com a Secretaria Estadual de Segurança é fazer tudo o que estiver a nosso alcance e fora dele também, para atingir esses resultados”.
 
Foto: JIE
Sucha: experiência da Itaipu a serviço da segurança pública de Foz

Centro de operações

  
A proposta desse espaço é ser uma espécie de centro nervoso das operações de segurança na reunião de fronteira e é onde a integração entre as forças policiais e demais instituições ocorre na prática.
   
Em uma sala, integrantes da Guarda Municipal acompanham em tempo real as imagens de 124 câmeras colocadas em pontos estratégicos do município e definidos a partir do mapa da criminalidade elaborado pelas forças policiais. São 117 câmeras tipo dome, três térmicas e quatro OCR (que identificam as placas de veículos).
  
Ao lado dessa sala de monitoramento, há uma estrutura voltada à comunicação, que permite acionar as unidades policiais (Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros etc) mais próximas das ocorrências apresentadas em vídeo. Um terceiro espaço adjacente concentra a recepção das chamadas de emergência feitas pela população.
     
“A Itaipu desempenhou um papel importante nesse processo, apresentando sua experiência de vários anos no monitoramento das áreas da usina por câmeras e treinando os operadores a reconhecer e acompanhar ocorrências”, explicou Sucha.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz