contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Governo Estadual suspende estudos para extração de gás de xisto Pedido foi feito pelo Programa Oeste em Desenvolvimento

Pedido foi feito pelo Programa Oeste em Desenvolvimento


Por: Assessoria

Publicado em:

O Governador do Paraná, Beto Richa, proibiu o estudo e a extração de gás de xisto por meio do fracking (fraturamento hidráulico de rochas) nas terras do Oeste do Paraná, nos próximos dez anos. A determinação ocorreu na última semana, ao sancionar o Projeto de Lei n.º 873/2015, que dispõe sobre o licenciamento do fracking no Estado, com veto do artigo 3º – um pedido do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A Itaipu é uma das entidades apoiadoras do POD.

A extração do gás de xisto já está liberada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e muitas empresas já ganharam licitação para utilizar esse método em 29 municípios da região.

“Consideramos um avanço quando a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto que proibia por dez anos a extração do gás no estado, mas o artigo 3º (que dizia que a lei não seria aplicada aos estudos e pesquisas relativos à técnica de perfuração seguida de faturamento hidráulico) nos deixava preocupados”, explicou o presidente do POD, Mário Costenaro.

Segundo Costenaro, a região se uniu e solicitou ao governador vetar o artigo. A justificativa é que, para realizar as pesquisas, seria necessária a perfuração seguida de fraturamento hidráulico e, com isso, poderiam ocorrer graves riscos ao solo e à água da região. “Mesmo na fase de estudo, os impactos podem ser irreversíveis. Experiências internacionais demonstram que os males provocados ao meio ambiente e a sociedade são inevitáveis”, disse.

Para Elias Zydek, diretor executivo da Frimesa, outra apoiadora do POD, a atividade agropecuária, uma das principais riquezas da região, poderia ser seriamente comprometida sem o veto. “O faturamento hidráulico pode deixar nossas terras improdutivas e nossas águas contaminadas”, disse.

Fracking

A retirada do gás do xisto do subsolo através do fracking consiste em perfurar um poço e injetar sob alta pressão uma mistura de água e substâncias penetrantes e químicas no terreno, o suficiente para fraturar a rocha e liberar o gás.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz