contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Grafite no viaduto: cores, tintas e arte pelos direitos das crianças


Por: Garon Piceli

Publicado em:

A arena: 3.500 m² de concreto pintado de branco. As armas: centenas de latas de tinta e spray. Os heróis: seis grandes grafiteiros da América Latina e 20 jovens cheios de disposição e talento para ajudá-los a pintar. O tempo: dez dias. O desafio: ilustrar a união dos povos da tríplice fronteira em prol dos direitos das crianças. O prêmio: a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã do dia 2 de setembro para inaugurar a obra. Vai encarar?

 
Fotos: JIE
Grafite no viaduto foz
Cores e criaturas para embelezar a cidade e fortalecer a luta pelos direitos das crianças

A Itaipu encarou. Em parceria com a Sanepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sesc, Concessionária Eco-Cataratas e Cia. de Teatro Amadeus, que idealizou o projeto, Itaipu está revitalizando o viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves e criando o Marco de Proteção de Crianças e Adolescentes da Tríplice Fronteira. 

 
 
Grafite no viaduto foz
O grafiteiro Oz diante de sua obra: "Esse trabalho também é uma forma de aproximar ainda mais os povos do Brasil, Paraguai e Argentina"

“Cada espaço lateral do viaduto terá um tema: o direito de brincar, o direito à educação e à leitura, direito à identidade e o direito à água”, explicou o grafiteiro paraguaio Oscar Montania, o “Oz”, que já trabalhou em projetos de grafite da Organização das Nações Unidas em diversos países e está coordenando a pintura. No interior do viaduto, apenas preto, branco e cinza: “Vamos simbolizar um mergulho no Rio Paraná”, contou.

 
Grafite no viaduto foz
Depois dos traços, as tintas: as imagens começam a surgir


Nasce um grafite – 
Os primeiros traços azuis e laranjados surgiram na manhã de terça-feira (24) – todos de acordo com os croquis preparados anteriormente. “Fazemos os esboços para garantir que os desenhos se integrem. A característica do grafite é ser uma composição coletiva, um trabalho solidário”, diz Oz. 

Aos poucos, o sorriso do menino, as peças do quebra-cabeças, as pipas e os palhaços vão ganhando forma graças aos movimentos precisos de Oz, Lucas We, Renato Pontello, Sica, Lalam e David Linares. É a arte de protesto ganhando espaço em benefício das crianças e integrando grafiteiros do Brasil, Paraguai e Argentina. “O desafio é enorme, mas estamos orgulhosos”, disse Oz.

Grafite no viaduto foz  Grafite no viaduto foz

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz