contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Grupo Cataratas de Eficiência Energética recebe prêmios pelas conquistas de 2011 A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje PTI.

A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje PTI.


Por:

Publicado em:

 
Os Laboratórios de Engenharia Elétrica e Mecânica agora contam com dois carros e três motores da Fiat, sete caixas de ferramentas da tramontina e uma bancada móvel. Tudo isso é resultado de um prêmio obtido pelo Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), durante a 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, realizada em 2011, no Kartódromo de Interlagos – São Paulo. A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje (27) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
 
A cerimônia contou com a participação dos integrantes do grupo, pais dos acadêmicos, patrocinadores e professores envolvidos com o projeto. Antes dos discursos, eles puderam acompanhar um vídeo elaborado pelos próprios estudantes com momentos da competição do ano passado.
 
O primeiro a falar durante a solenidade foi o professor orientador do grupo, Wladimir Batista. Emocionado, ele agradeceu ao apoio dos patrocinadores e contou um pouco dos bastidores da trajetória do GCEE até hoje. “Em 2009, iríamos para a competição apenas para conhecer o ambiente e ter acesso aos boxes, para aprendermos e no outro ano competirmos. Porém, com o surto nacional da gripe A o evento foi adiado de julho para novembro. Conseguimos então, a toque de caixa, montar o nosso primeiro protótipo”, lembrou.
 
Na sequência, Renan Temp, ex-capitão do grupo, fez uma síntese do que foram estes quatro anos de trabalho: “Quando pessoas capacitadas se unem, coisas gigantes podem ser realizadas. Durante esse tempo, o nosso mérito foi nos motivarmos trabalhando mais que 8 hora por dia, sem dinheiro ou férias”.
 
Representando a Fiat, Luis Fernando Borguetti, além de entregar os motores e as chaves dos carros, destacou o empenho dos estudantes no projeto. “É muito difícil convencer as empresas a apoiar este tipo de causa. Parabenizo a todos que ajudaram e os nossos cientistas. Vocês não tem a dimensão do quanto o Brasil precisa de vocês”, completou.
 
Juan Carlos Sotuyo, diretor-superintendente do PTI, falou da transformação que os estudantes tiveram desde que entraram no projeto até hoje. “Isto é uma amostra clara do que a nossa juventude precisa. Começaram na cara e na coragem e, com este entusiasmo, nos mostrou que é possível desenvolver este trabalho”.
 
Representando a Unioeste, o vice-reitor Carlos Alberto Piacenti, agradeceu ao apoio do PTI e da Itaipu aos cursos do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE). “Temos uma grande satisfação em sermos parceiros e ajudar os nossos cursos a atingirem esse nível tão alto”. O professor Elídio Lobão, diretor do CECE, disse que “este é o resultado do esforço de cada um da equipe e confirma a capacidade que a Unioeste e o PTI possuem na construção de um modelo de mão-de-obra qualificada”.
 
As conquistas
 
Formado por alunos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o GCEE bateu o recorde de eficiência na categoria Etanol, ao percorrer 736 quilômetros com apenas um litro de combustível, durante a realização da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. A melhor marca anterior era de 140 Km/l.
 
Além disso, o grupo também conquistou o segundo lugar na categoria Gasolina (420 Km/l); terceiro na categoria Elétrico (13 voltas com velocidade média mínima de 15 Km/h, usando uma bateria padrão de 12V 4Ah; e segundo lugar na categoria Projeto, que avaliou itens como a sustentabilidade do carro, gerenciamento e formação da equipe.
 
Foto: Assessoria
A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje PTI.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz