contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Grupo Cataratas de Eficiência Energética recebe prêmios pelas conquistas de 2011 A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje PTI.

A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje PTI.


Por:

Publicado em:

 
Os Laboratórios de Engenharia Elétrica e Mecânica agora contam com dois carros e três motores da Fiat, sete caixas de ferramentas da tramontina e uma bancada móvel. Tudo isso é resultado de um prêmio obtido pelo Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), durante a 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, realizada em 2011, no Kartódromo de Interlagos – São Paulo. A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje (27) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
 
A cerimônia contou com a participação dos integrantes do grupo, pais dos acadêmicos, patrocinadores e professores envolvidos com o projeto. Antes dos discursos, eles puderam acompanhar um vídeo elaborado pelos próprios estudantes com momentos da competição do ano passado.
 
O primeiro a falar durante a solenidade foi o professor orientador do grupo, Wladimir Batista. Emocionado, ele agradeceu ao apoio dos patrocinadores e contou um pouco dos bastidores da trajetória do GCEE até hoje. “Em 2009, iríamos para a competição apenas para conhecer o ambiente e ter acesso aos boxes, para aprendermos e no outro ano competirmos. Porém, com o surto nacional da gripe A o evento foi adiado de julho para novembro. Conseguimos então, a toque de caixa, montar o nosso primeiro protótipo”, lembrou.
 
Na sequência, Renan Temp, ex-capitão do grupo, fez uma síntese do que foram estes quatro anos de trabalho: “Quando pessoas capacitadas se unem, coisas gigantes podem ser realizadas. Durante esse tempo, o nosso mérito foi nos motivarmos trabalhando mais que 8 hora por dia, sem dinheiro ou férias”.
 
Representando a Fiat, Luis Fernando Borguetti, além de entregar os motores e as chaves dos carros, destacou o empenho dos estudantes no projeto. “É muito difícil convencer as empresas a apoiar este tipo de causa. Parabenizo a todos que ajudaram e os nossos cientistas. Vocês não tem a dimensão do quanto o Brasil precisa de vocês”, completou.
 
Juan Carlos Sotuyo, diretor-superintendente do PTI, falou da transformação que os estudantes tiveram desde que entraram no projeto até hoje. “Isto é uma amostra clara do que a nossa juventude precisa. Começaram na cara e na coragem e, com este entusiasmo, nos mostrou que é possível desenvolver este trabalho”.
 
Representando a Unioeste, o vice-reitor Carlos Alberto Piacenti, agradeceu ao apoio do PTI e da Itaipu aos cursos do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE). “Temos uma grande satisfação em sermos parceiros e ajudar os nossos cursos a atingirem esse nível tão alto”. O professor Elídio Lobão, diretor do CECE, disse que “este é o resultado do esforço de cada um da equipe e confirma a capacidade que a Unioeste e o PTI possuem na construção de um modelo de mão-de-obra qualificada”.
 
As conquistas
 
Formado por alunos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o GCEE bateu o recorde de eficiência na categoria Etanol, ao percorrer 736 quilômetros com apenas um litro de combustível, durante a realização da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. A melhor marca anterior era de 140 Km/l.
 
Além disso, o grupo também conquistou o segundo lugar na categoria Gasolina (420 Km/l); terceiro na categoria Elétrico (13 voltas com velocidade média mínima de 15 Km/h, usando uma bateria padrão de 12V 4Ah; e segundo lugar na categoria Projeto, que avaliou itens como a sustentabilidade do carro, gerenciamento e formação da equipe.
 
Foto: Assessoria
A entrega oficial dos carros e motores da Fiat, que serão utilizados somente para fins didáticos, foi realizada hoje PTI.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz