Previous slide
Next slide

Grupo de trabalho vai apresentar plano para recuperação do Corcovado em um mês

Previous slide
Next slide

A região ao redor do Corcovado, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, vai passar por um processo de revitalização. Para definir as ações que farão parte da iniciativa foi formado na manhã de segunda-feira (6) um grupo de trabalho, composto por representantes dos governos federal, estadual e municipal. Em um mês, eles deverão se reunir novamente para apresentar o plano de atividades, que conterá dados como orçamento previsto para cada esfera governamental e cronograma das atividades.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou, junto com o ministro do Turismo, Luiz Barreto, da reunião de hoje, o objetivo é recuperar imóveis que estavam em processo de deterioração em trono do Corcovado, além de ampliar a segurança e a estrutura para receber turistas durante todo o ano.“O Cristo [Redentor, localizado no alto do Corcovado] é um símbolo do Brasil, se você consegue recuperar toda área no entorno, aumentando atrativos e diminuindo a violência, o ganho para o país em termos de imagem é muito forte. A idéia é que o Cristo abra os braços para o verde e para a ecologia”, afirmou.

Entre as ações previstas inicialmente no Programa de Revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado e seu Entorno, está a recuperação do espaço onde funcionou até a década de 1980 o tradicional Hotel das Paineiras, que já serviu de concentração para a Seleção Brasileira de Futebol. O local deve receber um pólo de visitação, com restaurante panorâmico, centros de educação ambiental, lojas temáticas e cerca de 30 acomodações para os turistas.

Até o fim do mês, deverá ser lançado um concurso público para escolha dos projetos arquitetônicos que serão implementados no local.

Minc também destacou que pretende promover a integração do trenzinho do Corcovado com o bondinho de Santa Tereza, por meio da reativação da estação Silvestre, a mais próxima ao local. Também está prevista a contratação de guarda-parques para reforçar a segurança na região.

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, informou que o governo estuda a possibilidade de destinar parte dos recursos previstos no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para promover qualificação profissional de moradores de comunidades carentes próximo à área. O Prodetur/RJ é orçado em R$ 187 milhões, entre recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo federal.

“O Parque da Tijuca [onde fica o Corcovado] é o parque nacional de maior visitação turística, com cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano. Se vamos incentivar ainda mais o turismo aqui, precisamos de mais gente capacitada nessa área”, explicou ele, que destacou que aproximadamente 30% dos moradores das comunidades do entorno já dependem, de alguma forma, da atividade turística.

Previous slide
Next slide