Previous slide
Next slide

GT Itaipu Saúde promove oficinas sobre bom comportamento no trânsito

Previous slide
Next slide

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde) promove nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) oficinas com o tema “Capacitação e Comunidade Trânsito Jovem”. A primeira oficina, nesta quinta, será realizada no Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, em Foz do Iguaçu. A segunda, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu no Paraguai, em Hernandárias. As atividades terão início às 8h e encerram-se 17h.

O treinamento é destinado a professores e pessoas que trabalham em instituições envolvidas com o trânsito no Brasil, Paraguai e Argentina. Eles receberão noções de legislação e, principalmente, sobre direção defensiva. Os participantes das oficinas se tornarão multiplicadores, repassando os novos conhecimentos aos alunos.

O objetivo é despertar nos jovens a consciência de manter um comportamento pacífico e responsável no trânsito, contribuindo para a redução do índice de acidentes na fronteira. Os índices de colisões e atropelamentos são considerados elevados, proporcionalmente à frota de veículos que circula nos municípios de fronteira,  Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

Somente em Foz do Iguaçu, de acordo com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), 49% dos atendimentos estão relacionados a batidas entre veículos e atropelamentos.  Os outros 51% chamados correspondem a acidentes domésticos, assistência médica, quedas, incêndios e afogamentos, entre outros. A maioria desses acidentes de trânsito jovens entre 18 e 24 anos.

O coordenador do GT-Itaipu Saúde pelo lado brasileiro, Joel de Lima, que é também assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, afirma que os altos índices de acidentes são causados, muitas vezes, pelo fato de que circulam na região motoristas de vários países, que têm orientações e costumes diferentes. Isso exige de cada motorista mais atenção e tolerância com a diversidade representada pelos visitantes.

Neste sentido, o GT Itaipu Saúde em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Núcleo Regional da Educação (NRE), no Brasil, e com os congêneres do Paraguai e da Argentina, resolveu estabelecer diálogos com os jovens, visando sua conscientização sobre a importância de manter uma direção cidadã nas vias públicas. “Não nos prendemos unicamente à avaliação das regras, porque cada país tem a sua, mas queremos conversar sobre conduta responsável e o papel de cada cidadão e cada cidadã na transformação da nossa realidade. É um comportamento que transcende qualquer lei”, diz Joel.
 
Entre os assuntos a serem discutidos na oficina estão informações sobre o que é o trânsito; direção defensiva; o papel dos condutores de automóveis, motocicletas e de bicicletas; e as placas de sinalização.

Segundo Joel de Lima, todas as atividades do GT-Itaipu Saúde são realizadas de forma integrada no Brasil, Paraguai e Argentina. É entendimento dele que o trânsito nessa região obedece à mesma lógica da saúde. “Os motoristas cruzam as fronteiras diariamente, e os problemas são comuns em todos os lados de todas nossas pontes”, completa.
 

 

Previous slide
Next slide