Previous slide
Next slide

Hospital Municipal de Foz realiza mais uma captação de órgãos

Previous slide
Next slide

captacao-de-orgaos-hospital
Na madrugada dessa terça- feira, 06, aconteceu mais uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI), no oeste do Paraná.

O procedimento foi coordenado pela equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição em parceria com a equipe do Hospital Angelina Caron, localizado na Região Metropolitana de Curitiba.

Já a equipe de Enfermagem do HMFI, responsável pela Enucleação de Córneas, coordenou a captação do globo ocular que seria levado ao Banco de Olhos de Cascavel. A morte encefálica foi confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico. Foram captados fígado, rins e globo ocular.

O procedimento realizou-se após a autorização da família de um paciente de 57 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral.

A CIHDOTT realizou a entrevista junto à família para a doação, que num gesto nobre e fraterno consentiu, beneficiando e melhorando dessa maneira, a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante

Para ser um Doador

O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).

Dados de captação de órgãos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

2016 (janeiro a dezembro) – 14 captações de múltiplos órgãos.
2015 (janeiro a dezembro) – 11 captações de múltiplos órgãos.

Previous slide
Next slide