contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

IFPR sorteia vagas remanescentes para curso técnico em hidrologia Sorteio acontece no dia 20 de fevereiro às 16 horas

Sorteio acontece no dia 20 de fevereiro às 16 horas


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu fará um sorteio para preencher as vagas remanescentes do curso técnico de hidrologia, que tem o apoio da Itaipu Binacional. O sorteio será às 16 horas do dia 20 de fevereiro (sexta-feira), no Auditório de Recursos Naturais, no câmpus Foz do Iguaçu do IFPR – Avenida Araucária, 780, Vila A.

Foto: Assessoria
Quem quiser participar do sorteio, já deve levar os documentos pessoais para realizar a matrícula, caso for sorteado

Segundo o catálogo nacional do Pronatec, as áreas de atuação dos formados são diversas, “de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, às empresas de obras hidráulicas e controle de erosão e saneamento básico”. Muitos profissionais atuam como consultores ambientais. Os salários iniciais variam de R$ 1.400 a R$ 2.200.

As aulas ocorrem no IFPR, no período vespertino, com duração de um ano e meio. São oferecidas 24 vagas. Pode concorrer a uma delas qualquer pessoa, mesmo que não tenha participado do Processo Seletivo IFPR 2015. Os candidatos devem levar a documentação necessária para matrícula porque, caso sorteados, ela será efetuada na sequência.

Os documentos pedidos são: cédula de Identidade; número de CPF; certidão de nascimento/casamento; comprovante de residência; histórico original (ou cópia autenticada) do ensino médio, quitação eleitoral e do serviço militar (caso se aplique).

Mais informações sobre o sorteio podem ser obtidas pelos telefones (45) 3422-5300 ou 3422-5323. O edital pode ser acessado aqui.

Atribuições – Em tempos de crise hídrica, a profissão ganha ainda mais relevância. O técnico em hidrologia tem entre as atribuições “instalar, operar e realizar a manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários; de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas”, de acordo com o Pronatec.

O profissional coleta, interpreta e analisa sedimentos; executa o levantamento de bacias hidrográficas em campo e, por meio de ferramentas cartográficas; realiza ensaios de infiltração, bombeamento em poços e ações de controle de erosão; e participa de projetos de obras hidráulicas e da execução de estudos em modelos reduzidos.

Na Itaipu, os técnicos atuam na Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos (OPSH.DT), ao lado de engenheiros. As equipes são responsáveis, por exemplo, pelo acompanhamento e estudos de vazões dos rios e afluentes da região. O trabalho é fundamental para a geração de energia da hidrelétrica.

No Brasil, há apenas dois cursos que formam este profissional em nível técnico: o do IFPR e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Isso faz com que haja mais demanda do que profissionais formados neste setor.  

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz