contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Índices de notificação de dengue acendem a luz de alerta em Foz 10 carros fumacês estarão percorrendo os bairros da cidade para fortalecer o combate à proliferação da doença

10 carros fumacês estarão percorrendo os bairros da cidade para fortalecer o combate à proliferação da doença


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Secretaria Estadual da Saúde, através da 9ª Regional de Saúde, comunicou ao governo do município de Foz do Iguaçu, que estará disponibilizando a cidade veículos fumacês para intensificar as ações de combate ao mosquito da dengue.

Foto: AMN
53% dos casos estão concentrados na região norte da cidade

Um novo relatório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, já mostra que os casos confirmados da doença já ultrapassam a casa dos 500, e que as notificações são 2.567.

Bairros como: Vila São Sebastião, Vila “C”, Cidade Nova e a região da KLP estão sobestado de atenção, pois estão entre os locais da cidade que mais tem incidência e maior risco de proliferação de casos. A autorização para o uso dos veículos só foi possível depois da apresentação dos índices de infestação, que em Foz já chega à casa dos 9%, enquanto o tolerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS é de 1%.

“Fomos acionados pelo prefeito Reni Pereira e pelo secretário municipal da Saúde, Charlles Bortolo, que nos pediu a liberação dos veículos para atender no reforço do combate à dengue. As equipes de campo estão realizando um belíssimo trabalho, mas a presença do fumacê só vem a fortalecer as ações e com isso impedir um risco de epidemia”, relatou o diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Charlles Bortolo, a utilização do fumacê é o último recurso a ser solicitado pelo município em casos como o da dengue. “Estamos iniciando uma nova etapa de combate, antecipando ações que venham a combater o aumento nos casos de dengue e por consequência um risco de epidemia. A região mais crítica é a norte, com 53% de todos os nossos casos confirmados. Por isso, temos que intensificar as ações naquela região e com a chegada do fumacê poderemos centralizar os trabalhos lá e fortalecer a presença humana dos nossos Agentes nos demais bairros do município”, disse Bortolo.

No momento em que o fumacê estiver passando nas ruas dos bairros, o cidadão deve abrir as portas e janelas de casa e deixar o inseticida agir. O tratamento busca eliminar o mosquito infectado. “A partir desta quinta-feira, dia 30, estaremos intensificando as ações nos bairros, em especial os da região norte da cidade. Por isso, eu peço a atenção da população para que portas e janelas das casas, apartamentos e até mesmo do comércio estejam abertas para receber o fumacê. Assim, estaremos atuando de forma mais eficaz no combate ao mosquito transmissor da dengue”, alertou o prefeito Reni Pereira ao comentar a presença dos fumacês em Foz do Iguaçu.

“Estamos empenhados, a cada dia, no combate a dengue. Para isso, determinei ao secretário da Saúde para que proceda à abertura de uma ala especial de atendimento aos pacientes com dengue no hospital municipal. Hoje já temos uma referência de tratamento com 20 leitos”, continuou o prefeito.

O prefeito ainda conclui. “Autorizei também a aquisição dos kits dengue, que serve para identificar os primeiros sintomas e com isso antecipar os tratamentos. E agora, os fumacês. O governo está fazendo o seu papel em combater a proliferação do mosquito. Agora, a população deve participar ainda mais para que não cheguemos ao alerta máximo, que é o de epidemia”.

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz