contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Inovação em evidência em Foz do Iguaçu Estudantes da Argentina, do Brasil e do Paraguai apresentam projetos durante a Ficiências

Estudantes da Argentina, do Brasil e do Paraguai apresentam projetos durante a Ficiências


Por: Leca

Publicado em:

Cerca de 500 alunos da Argentina, do Brasil e do Paraguai estão apresentando os seus trabalhos científicos na II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), que começou na tarde desta terça-feira (19), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). São 125 projetos inovadores, nas áreas de ciências, engenharias, empreendedorismo e educação, em exposição até quinta-feira (21).

Como o próprio nome sugere, a Ficiencias reúne trabalhos e projetos de pesquisa inovadores desenvolvidos por estudantes da rede pública e particular de ensino. Nos corredores da área de exposição do evento, a diversidade de temas e ideias rapidamente chama a atenção dos visitantes, que param para saber detalhes das fases de execução e conclusão de cada um dos projetos.
 

Foto: Divulgação
http://www.clickfozdoiguacu.com.br/static/image/ficiencias.JPG
Diretor brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, esteve presenta na abertura da Feira

Esse foi o caso do trabalho “O uso da sílica gel para a não contaminação da água do lençol freático” desenvolvido pela estudante de Curitiba, Beatriz Carolina S. Bodanese, que utiliza a sílica como um carvão ativado em forma de filtro para reter a quantidade excessiva de contaminação do fertilizante, quando há acúmulo de água da chuva ou de irrigação.

Segundo Bodanese, que participa da feira pela primeira vez, “estar aqui não é importante só pela iniciação cientifica, mas também pelo que vou acrescentar no meu currículo profissional e pela oportunidade de estar em contato com outros estudantes, inclusive de outros países”, destacou.

Exibição do MUDI
– O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa da Ficiencias desde a primeira edição do evento. O Museu está dividido em diversas áreas, onde estão incluídos experimentos interativos da física, matemática, anatomia humana e saúde.

Na “Experimentoteca e Ludoteca de Física”, os participantes podem vivenciar o que aprendem em sala. Já na área da matemática, alguns experimentos e diversos jogos de lógica e raciocínio matemático exigem dos participantes a análise de onde a matéria pode ser ali aplicada.

Juntamente com as atrações “Banco de Pregos” e “Bobina de Tesla”, está o “Giroscópio”, que simula a ausência de gravidade. O instrumento, que é utilizado para o treinamento de astronautas, é a ferramenta que mais desperta o interesse dos alunos e visitantes da Ficiencias.
 

Foto: Divulgação
Giroscópio, usado no treinamento de astronautas, simula ausência de gravidade

 

De acordo com a coordenadora do estande, Debora Santana, professora do Departamento de Ciências Morfológicas da UEM, as pessoas ficam “muito surpresas” ao verem a parte anatômica do museu, que mostra diferentes alterações patológicas. A área contém um pulmão de fumante, um fígado com cirrose e uma próstata com câncer, sendo comparados ao lado de pulmão, fígado e próstata saudáveis. O espaço também conta com o coração de uma baleia, que pesa 25 quilos, e embriões em diversas fases de crescimento.

Além da exposição, a Ficiencias também conta com uma extensa programação de palestras e oficinas. Para visitar a feira é necessário fazer a inscrição pelo link http://ficiencias.org/visite-ficiencias.php?id=71.

O acesso ao público nos dias 20 e 21 será a partir das 9 horas.  Já o último dia de atividades (22) será exclusivo para a cerimônia de premiação.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz