Previous slide
Next slide

Internacional e Corinthians decidem a Copa do Brasil

Previous slide
Next slide

Apesar de não terem feito por merecer, Internacional e Corinthians garantiram vaga na final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (3). Ambos não venceram os jogos de volta das semifinais, porém, pelos resultados obtidos na partida de ida, conseguiram se classificar. O fato triste ficou por conta do assassinato de um torcedor corintiano após uma briga entre torcedores de Corinthians e Vasco, em São Paulo, antes e depois do jogo. A identidade do torcedor não foi revelada e outros oito torcedores ficaram feridos.

No campo, só futebol – Apesar do frio que caiu tanto em São Paulo, quanto em Curitiba, os estádios do Pacaembu e Couto Pereira ficaram completamente lotados. Em campo, quatro equipes brigando por apenas duas vagas na final.

Precisando fazer no mínimo dois gols para se classificar, o Coritiba fez aquilo que se espera de quem joga em casa. Foi ao ataque o tempo inteiro, mas as conclusões paravam nas boas defesas do goleiro Lauro. O tempo ia passando e a vantagem era do Internacional, pois vencera o primeiro jogo por 3 a 1 no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Apenas aos 30 minutos do segundo tempo, o Coritiba conseguiu furar o bloqueio colorado e fazer 1 a 0 com o atacante argentino Ariel. Restavam ainda 15 minutos que foram de muita pressão do Coxa, apoiado por sua ampla torcida, fazendo muito barulho. Apesar do sufoco, o Internacional, acostumado com conquistas, soube suportar a pressão e perdeu apenas pelo placar mínimo, insuficiente para eliminá-lo.

Corinthians não leva gols e avança – Experiente em duelos de mata-mata, o técnico Mano Menezes fez o Corinthians jogar com o regulamento debaixo do braço para conseguir a vaga na final da Copa do Brasil. Com o empate em 0 a 0 no Pacaembu, a equipe paulista só avançou devido ao gol que marcou no Maracanã, no jogo de ida, no empate em 1 a 1.

Apesar do Vasco ter jogado com mais posse de bola durante os 90 minutos, a má pontaria dos atacantes vascaínos e as boas intervenções do goleiro Felipe, garantiram o zero no placar. Ronaldo, atacante corintiano, ainda desperdiçou uma ótima chance, ao ficar cara a cara com o goleiro Fernando Prass, do Vasco, demorou a chutar a gol, e o arqueiro vascaíno teve tempo de se recuperar e evitar o que poderia ser o gol corintiano.

Rivalidade recente – Agora Internacional e Corinthians farão a final da Copa do Brasil que pode entrar para a história como uma das mais emocionantes da história. Tudo pela rivalidade criada entre as duas equipes nos últimos anos.

Em 2005, Corinthians e Internacional disputaram ponto a ponto o título do Campeonato Brasileiro, quando houve o escândalo da arbitragem no futebol brasileiro, com a manipulação de resultados. Na ocasião, a CBF decidiu anular os jogos do Campeonato Brasileiro, apitados por Edison Pereira de Carvalho, e remarcá-los (11 jogos ao todo). Com os novos resultados, o Corinthians acabou se beneficiando, ficando com o título no final. E ainda na antepenúltima rodada, Corinthians e Internacional se enfrentaram no estádio do Pacaembu, com empate em 1 a 1.

Houve um pênalti claro cometido pelo goleiro corintiano Fábio Costa em cima de Tinga, atleta do Inter. O juiz Edson Resende, além de não marcar a penalidade, ainda expulsou Tinga, alegando que ele teria simulado a jogada.

Mas o troco colorado foi dado dois anos depois, em 2007. Na última rodada, o Inter jogou contra o Goiás no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O Goiás, assim como o Corinthians, que jogava contra o Grêmio no Olímpico, em Porto Alegre, lutavam para escapar do rebaixamento à série B do ano seguinte. Bastava um empate do Goiás contra o Inter, que o Corinthians estaria salvo, desde que não perdesse para o Grêmio.

O time corintiano conseguiu segurar um empate em 1 a 1, mas o Inter, que mandou a campo uma equipe reserva, perdeu de virada para o Goiás por 2 a 1, e o Corinthians, pela primeira vez em sua história, foi rebaixado à Segunda Divisão do futebol brasileiro.

Taça será erguida em Porto Alegre – A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou sorteio nesta quinta-feira (4) na sua sede, e ficou decidido que o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, que ocorre na quarta-feira (17), será em São Paulo. A partida de volta, será no dia 1º de julho, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Independente de quem for o campeão, a taça será erguida na capital gaúcha.

Previous slide
Next slide