contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Inventário Turístico será atualizado em Foz do Iguaçu Trabalho exigido pelo Ministério do Turismo terá início no dia 17 de agosto

Trabalho exigido pelo Ministério do Turismo terá início no dia 17 de agosto


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) dará início no dia 17 de agosto a pesquisa de campo para atualização do “Inventário da Oferta Turística”, um dos instrumentos necessários para o planejamento turístico local, e que atende a exigências do Ministério do Turismo. O trabalho é uma parceria entre a SMTU, o Instituto Polo Iguassu e a Guarda Municipal e será realizado até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

Foto: Rafael Guimarães
Ônibus Sightseeing do City Tour de Foz é uma das novas atrações turísticas de Foz do Iguaçu

Nos dias 17 e 18, das 8h30 às 12h, será feito um treinamento com os 10 pesquisadores e 02 coordenadores da pesquisa, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). E nos 10 últimos dias de trabalho, serão pesquisados estabelecimentos que funcionam no período da tarde e da noite. No total, serão visitados aproximadamente 1.500 locais, entre os quais: atrativos, hotéis, agências de turismo, estabelecimentos gastronômicos, empresas de eventos, de transporte urbano, rodoviário e aéreo. Também integram o inventário os serviços de comunicação, segurança, saúde, sistema educacional, lazer, esportes e entretenimento, além de serviços de apoio ao turismo. São levantados dados cadastrais, endereço, telefone, site, horário de atendimento, formas de pagamento, serviços disponíveis, entre outras informações.  

O objetivo da inventariação é manter um banco de dados atualizado para turistas e comunidade, disponibilizar informações aos Postos de Informações Turísticas (PITs), ao Teletur (0800-45-1516) e alimentar o portal da SMTU na internet: www.iguassu.tur.br. O trabalho resulta em um documento de mais de 200 páginas e, depois de concluído, ficará disponível aos interessados no portal, clicando-se em Inventário Turístico. A edição constante na página é a de 2014.  

Para o secretário de Turismo, Paulo Tremarin, “o Inventário é de suma importância para a secretaria e para o município, pois serve de base para o planejamento do turismo, para o repasse de informações corretas aos turistas, no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e à população de modo geral, que pode contar com dados confiáveis sobre a atividade turística”, destacou. “E é importante ressaltar a necessidade dos responsáveis pelos estabelecimentos receberem bem os pesquisadores e coordenadores, uma vez que o documento também é de utilidade para empresários e investidores, principalmente na tomada de decisões”, completou.

Segundo o diretor de Desenvolvimento do Turismo da SMTU, José Borges Bomfim Filho, “o trabalho servirá de base para o novo sistema do banco de dados que será utilizado pelos funcionários dos PITs e Teletur; posteriormente, as informações serão disponibilizadas em um aplicativo de celular com dados georeferenciados para todos os turistas e comunidade”.

Histórico – O Inventário da Oferta Turística teve início em Foz do Iguaçu em 1987. A primeira edição foi elaborada pela PARANATUR, órgão do governo do Estado. Em 1989, a responsabilidade pela ação passou a ser do município, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Turismo. Esta é a 10ª. pesquisa de campo realizada desde 1992, ano em que a FOZTUR era o órgão oficial de turismo do município, totalizando 22 edições lançadas ao longo dos anos.

O estudo é realizado pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos e integra o rol de pesquisas do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz